quinta-feira , 23 novembro 2017
Início > Blog > Card e Tabuleiro > Board Games > 05 Sugestões de Boardgames para o Dia das Crianças

05 Sugestões de Boardgames para o Dia das Crianças

Não é porque os pequenos ainda não têm muita experiência que eles devem ficar relegados do mundo dos jogos de tabuleiro modernos que oferecem diversas vantagens como estimular criatividade, raciocínio e memória, além dos visual mais atraente e temas que vão despertar o interesse da criançada. Ainda que Candy LandImagem e Ação, Banco Imobiliário e companhia não possam ser desmerecidos, vale a pena deixar que as crianças aproveitem o que o mercado atual disponibiliza.

Fiz uma lista com cinco sugestões de presentes para o Dia das Crianças, tentei propor opções bastante variadas e que já experimentei com crianças, mesmo com idades menores como a partir de 05 anos, mas existe uma infinidade de jogos com várias temáticas, valores e mecânicas diferentes, sempre vale a pena pesquisar. Vamos lá:

Dixit

imagem retirada de www.gamesworld.com.au

Amado por todas as crianças com as quais eu já joguei, é um jogo lindo, com cartas grandes, ilustrações riquíssimas, cores chamativas e que exercita a criatividade. Com regras muito simples, em Dixit o narrador da vez jogará uma de suas cartas sem que ninguém saiba qual é e falará uma referência (uma música, uma frase, palavras – até mesmo gestos), baseado nisso os outros escolherão da sua mão a carta que pensem melhor se encaixar na referência. Depois que todos jogarem, as cartas serão embaralhas e reveladas, os jogadores, menos o narrador, terão que adivinhar qual foi a carta jogada por ele.

É muito divertido jogar Dixit com crianças e adultos, mas os primeiros tem um talento para ver elementos que muitas vezes deixamos passar nas cartas, tornando o jogo mais difícil. Ele é indicado para crianças maiores de 08 anos, no entanto funciona até com os mais novinhos. O jogo base suporta de 03 a 06 jogadores, se seu grupo for maior tem também Dixit Odyssey para até 12 pessoas.

King of Tokyo

imagem retirada de www.amazon.com

Sinceramente eu não curto muito o jogo, porém vejo ele sendo jogado até exaustão por crianças, visualmente ele é bem apelativo, todo colorido, com os monstros em 3D, dados grandes e a temática, claro. Vários monstros brigando para serem o Rei de Tóquio! A mecânica é bem simples, os jogadores rolam dados para determinar o quanto de dano seu monstro causará e assim acumulam pontos, o primeiro a conseguir 20 pontos ou for o último monstro em pé ganha o jogo. Ele ainda conta com cartas que têm efeitos especiais melhorando a rejogabilidade. Suporta de 02 a 06 jogadores e é indicado para maiores de 08 anos.

Animal Upon Animal

foto retirada de www.ludopedia.com.br

Um dos meus favoritos para jogar com crianças, pode ser jogado com os menorzinhos sem dificuldade. Animal Upon Animal estimula a coordenação motora e raciocínio, sendo um grande teste de destreza. O jogo é extremamente simples e muito divertido, tudo que você precisa fazer é empilhar os animais. Parece até bobo mas eu garanto que é surpreendente. Cada jogador tem um estoque de animais e na sua vez rola o dado que irá definir uma ação: empilhar um animal do seu estoque, empilhar dois animais do seu estoque, pedir que outra pessoa coloque um dos seus animais, outra pessoa escolher o que você vai empilhar e aumentar a base do empilhamento. Quando alguém derruba alguns animais eles vão para seu estoque e o primeiro jogador a ficar zerado vence. Indicado para 04 anos ou mais, pode ser jogado entre 02 a 04 pessoas.

Dino Race

imagem retirada de www.jeuxdumonde.com

De longe um dos jogos mais fofinhos que eu tenho, muitas pessoas não conhecem Dino Race e mal sabem o que estão perdendo! Desde a primeira vez que eu vi a caixa com esses dinossauros decidi que seria meu um dia (e é!). Ele é uma corrida onde os dinossauros devem fugir da extinção, atravessando terrenos diversos e tentando burlar os truques dos adversários. Cada jogador irá controlar dois dinossauros e tentará chegar com ambos no final, a movimentação se dá ao descartar cartas que correspondam ao tipo de terreno ao qual o dinossauro irá chegar.

Ainda é possível dar ‘rabadas’ no adversário empurrando para trás ou mesmo derrubá-los! As regras originais já são bem fáceis de pegar, mas ainda é possível simplificá-las para jogar com crianças menores, há também uma variante onde se joga em dupla, cada um controlando um dino da mesma cor. Ele é indicado para 08 anos, mas rola fácil com 05, 06 anos. Pode ser jogado entre 02 a 04 jogadores ou em duplas entre até 08 pessoas.

Ticket to Ride

O mais ‘pesado’ de toda a lista ainda é muito simples. Ticket to Ride é conhecido como um ótimo gateway (jogo de entrada) e realmente foi um dos primeiros jogos modernos que eu joguei. Sua temática é muito atrativa (trenzinhos! <3) e o visual é super bonito – característica da Days of Wonder. Cada jogador terá como objetivo conquistar as rotas de trem designadas nas cartas que irá comprar no início do jogo, cada carta terá uma pontuação baseada na dificuldade, ao longo do jogo é possível também comprar novos objetivos. Para conquistar uma rota é preciso descartar um certo número de vagões da cor definida no tabuleiro e assim ligar uma cidade a outra.

imagem retirada de www.galapagosjogos.com.br

Na sua vez cada um poderá comprar novos objetivos; comprar cartas do baralho fechado; ou que estão abertas na mesa; ou construir uma rota. No final do jogo valerá a pontuação das cartas de objetivos completadas (as que não forem concluídas contam como pontos negativos) e o tamanho das suas rotas. É um jogo de alta rejogabilidade de 02 a 05 jogadores, indicado para idades a partir de 08 anos.

É importante sempre ter em mente que as crianças são muito inteligentes e rápidas, é possível jogar praticamente qualquer jogo com elas, desde que ensinado com paciência, mesmo que algumas vezes seja necessário simplificar as regras. Então não precisa se obrigar a jogar ‘aquele jogo bobo’ pra fazer as crianças felizes, presenteie sem medo e ganhe novos parceiros para jogar! Certeza que terá problema para ganhar algumas partidas.

Chaiane A.Q.

Viciada em livros e boardgames, crazycatlady com muito orgulho, nas horas vagas curto escrever e fotografar, minha felicidade é poder juntar todas essas coisas numa só.


Chaiane A.Q. on Instagram