sexta-feira , 24 novembro 2017
Início > Blog > RPG > 1d4 Dicas Para Deixar Seu RPG Mais Atraente

1d4 Dicas Para Deixar Seu RPG Mais Atraente

No começo da minha vida como jogador de RPG, lá pelos meus 8 ou 10 anos, eu prezava muito a parte mecânica do jogo. Queria ter os atributos mais altos, queria ter mais pontos de vida e esse tipo de coisa que com a experiência você acaba percebendo que sempre fica em segundo plano.

Junto dessa experiência e do gosto pela interpretação, veio a curiosidade. O que fazer pra tornar o meu jogo mais real? O que fazer pra tornar a parte mecânica do jogo mais viva e mais sutil?

Pensando nisso, pesquisei algumas formas de modificar alguns detalhes para que isso aconteça, e agora, decidi compartilhar alguns deles com vocês!

Dados Escondidos

De todas as dicas dessa publicação, acho que essa é a mais usada. Os narradores tendem a esconder os dados jogados por si para influenciar o jogo como desejam. Trocar o resultado de um NPC, diminuir ou aumentar o dano causado por uma armadilha etc.

Jogar o dado escondido não é uma obrigação do mestre, mas sempre pode ajudar. Você pode “fabricar” um rolador de dados escondidos bem bacana em casa, basta pegar um tubo de batata frita e fazer uma pequena janelinha nele pra espiar o resultado.

Trilha Sonora

Já temos um post aqui no site sobre trilha sonora e sobre o “preconceito” que alguns jogadores têm sobre o tema.

Uma trilha sonora bem preparada, com o volume certo, pode mudar totalmente o seu jogo. Colocar barulho de espadas se chocando durante uma batalha ou de chuva e trovões durante uma cena que requer um suspense a mais pode causar uma imersão muito maior de seus jogadores, principalmente se eles forem iniciantes.

Jogar à meia luz

Terror, horror, investigação, temas paranormais, vampiro, lobisomem… são inúmeros temas que, pra mim, essa dica se torna quase indispensável. Jogar Mundo das Trevas, terror, ao meio dia e com o vizinho ouvindo som alto não dá!

Agora, jogar à noite, com luz baixa, silêncio total nos arredores… só o ambiente já te deixa no clima do jogo! Essa partidas mais “terror” (que são as minhas preferidas) precisam de um preparo muito peculiar.

Até o tom de voz do narrador tem que ser diferente. Juntar essa dica com a trilha sonora correta pode tornar a experiência do jogo única!

Pontos de Vida

É um saco quando seu jogador deixa de fazer uma ação porque sabe a média de dano que o NPC causa e sabe que tem apenas 10 pontos de vida, podendo morrer na próxima rodada.

Realmente ele consegue saber se pode morrer ou não no próximo ataque, mas essa matemática tira totalmente a dinâmica do jogo e prejudica demais a interpretação.

Uma das formas de contornar isso é não mostrar os pontos de vida atuais dos jogadores pra eles! Sim, é arriscado, mas se funcionar vale muito a pena. Pegue os pontos de vida dos jogadores e anote.

Quando o NPC perder pontos de vida, descreva o que aconteceu sem falar os números. Isso exigirá uma interpretação mais completa do mestre e dos jogadores e pode ajudar bastante nas mesas por ai!

Bom, avalie bastante antes de aplicar alguma dessas dicas no seu grupo. Adapte algumas para ter uma resposta melhor e tenha em mente sempre a diversão!

Caça_Xp

“À força de tanto ler e imaginar, fui me distanciando da realidade ao ponto de já não poder distinguir em que dimensão vivo .”


  • Marcelo De Simone

    controle do som é bem difícil quando as linhas aéreas não tem respeito por nada. Passar com um avião por cima de dois hospitais (sim, moro do lado de 2 hospitais) as 11 da noite fazendo tanto barulho que a janela chega a tremer é sacanagem…