quarta-feira , 28 junho 2017
Início > Blog > 3D&T – O sistema de RPG que DÁ RADÚQUI!

3D&T – O sistema de RPG que DÁ RADÚQUI!

Já fiz um post sobre os sistemas, mas falei bem por cima. Pensei então em falar sobre os principais sistemas de RPG que eu conheço. Como já falei sobre o sistema em que comecei a jogar, o Sistema Daemon, o Opera e também sobre o último que experimentei, o Shotgun Diaries, resolvi falar hoje sobre um sistema que joguei muito no começo e que respeito demais.

Quando comecei, joguei o Sistema Daemon com o cenário Trevas, mas o grupo quase nunca conseguia se juntar e a campanha acabou morrendo, mas eu fiquei obcecado com o RPG e decidi mestrar. Como precisava de algo mais simples e rápido para explicar para os outros jogadores, quase todos iniciantes, peguei o Manual 3D&T emprestado com um amigo e mandei ver na minha primeira aventura como mestre.

O 3D&D, ou Defensores de Tóquio 3ª Edição, é um sistema muito simples e rápido. Sua premissa é que os jogadores interpretem os heróis que protegem Tóquio, e o resto do mundo, de invasões de vilões, monstros e alienígenas. Com isso, as regras genéricas permitem que seu personagem seja um treinador Pokémon, um Power Ranger, um piloto de robô gigante ou até o próprio robô gigante, isso passando pelos mais escabrosos heróis que os jogadores conseguem imaginar. Acredite, mesmo que você jogue RPG a quarenta e dois anos, um jogador sempre pode te surpreender.

O Sistema

manual-3dt-alpha-edicao-revisada

Números baixos permitem que o jogador faça sua ficha rapidamente, certo? Então acho que ninguém bate o 3D&T nesse quesito. Os testes são feitos rolando 1d6 apenas, então se compara o resultado com a característica testada, se o valor do dado for menor que o da característica, o cara teve sucesso. Isso mesmo, quanto menor, melhor e o 6 é SEMPRE uma falha.

No 3D&T temos cinco características: Força (F), Habilidade (H), Resistência (R), Armadura (A) e Poder de Fogo (PdF), sendo que cada um tem seu valor que varia de 0 a 5 e o jogador tem de 5 a 12 pontos de personagem para distribuir em toda a ficha. Para entender melhor, de 0 a 1 é o normal para humanos, qualquer valor acima disso já é sobre-humano, mas o 3D&T aposta exatamente nisso, o sobre-humano.

capitao_ninjaAlém das características temos vantagens, que custam pontos de personagem e dão vantagens (dã!), e as desvantagens, que prejudicam o personagem, mas concedem mais pontos para serem gastos nas apelações, digo, poderes dele.

Uma das coisas mais incômodas nesse sistema, são os chamados combos, combinações de desvantagens e vantagens para construir personagens quase indestrutíveis, mas muito chatos na mesa. Claro que isso também nos remete aos “caçadores de combo”, jogadores que adoram explorar essas brechas pensando em ser o fodão da mesa, e acabam estragando todo o jogo e diversão do grupo. E é aqui que o bom senso entra. Faça seu personagem para jogar com o grupo, não para destruir o mundo!

Apesar do sistema ser claramente inspirado e baseado nos heróis atuais, ele é genérico o suficiente para ser usado em qualquer campanha, seja fantasia medieval ou super-heróis, cyberpunk ou até um terror, tudo depende do grupo e, principalmente, do mestre. Tanto é que o famoso cenário nacional Tormenta nasceu aqui no 3D&T, só depois que os caras resolveram lançar uma versão D20 mais séria.

Enfim, 3D&T é um ótimo sistema para iniciação de um grupo, pois as regras são supersimples e fáceis de serem entendidas, sem firulas e sem frescuras. Além disso, o manual atualizado e revisado é completamente de grátis e pode ser baixado aqui:

Ficha | Manual

Atualmente já temos uma nova versão do Defensores de Tóquio, o 4D&T, mas como o sistema é bem diferente, ele fica para um outro post.

E aí, já jogou 3D&T? Gosta, não gosta? Qual a sua opinião sobre ele?

Oneiros
(en)Rolador em Rolando Dados
Formado em Sistemas de Informação, amante de culinária e RPGista desde 1999, mestre desde... nem se lembra, conhecedor e pesquisador de sistemas de RPG, tem o estranho costume de falar sobre ele mesmo na terceira pessoa... o.O
Oneiros on FacebookOneiros on GoogleOneiros on InstagramOneiros on PinterestOneiros on TwitterOneiros on Youtube
  • Nunca joguei, mas quando li o livro da Tormenta descobri que o RPG foi feito nesse formato.

  • Sim. Realmente, eu joguei muitas sessões de Tormenta em 3D&T!