quinta-feira , 23 novembro 2017
Início > Blog > Card e Tabuleiro > Card Games > Amonkhet – Conheça as Mecânicas

Amonkhet – Conheça as Mecânicas

Sou faraó sou faraóoo… ninguém me déte ninguém me déte… Opa, desculpa! Bem vindo a Nactamon, a cidade do Faraó-Deus onde se passa a história do novo set de Magic the Gathering: Amonkhet.

Set novo, habilidades novas, mas você já sabe disso, certo? Então vamos ao que interessa.

Embalsamar

A nova habilidade Embalsamar só pode ser usada se a criatura que a possui estiver no seu cemitério. Se esse pré requisito for preenchido, a qualquer momento em que você puder jogar um feitiço, você pode pagar o custa de Embalsamar, exilar a criatura do seu cemitério e criar uma ficha idêntica, exceto pelo fato de ser do tipo zumbi em adicional aos tipos da criatura original e não tem custo de mana.

Veja que você está usando uma habilidade, não conjurando uma mágica, ou seja, Embalsamar não pode ser anulado como mágica… já que não é. Ah, e vai ter uma ficha para cada criatura com Embalsamar de Amonkhet.

Exaurir

Você pode exaurir uma criatura com exaurir conforme ela ataca. Quando faz isso, alguma coisa especificada na carta acontece. Uma criatura exaurida não desvira durante a próxima etapa de desvirar de seu controlador. Por exemplo:

Você pode exaurir uma criatura, mas não precisa. Se não o fizer nada demais acontece. Se de alguma outra forma você conseguir desvirar uma criatura exaurida, ela pode atacar e virar normalmente no seu turno. E ainda tem o fato de uma criatura com vigilância não virar para atacar, ou seja, se ela for exaurida, ela não desvira na próxima etapa de desvirar, mas se ela não está virada… você entendeu, né?

Consequências

Essa é a nova cara dos nossos já conhecidos cards duplos (ou split cards). Agora você tem uma mágica conjurável da sua mão, normal, nada demais, e outra deitada embaixo dela, que só pose ser conjurada a partir do seu cemitério, e então, se ela for conjurada, você a exila.

Aqui não é igual embalsamar, pois aqui você está conjurando a mágica do seu cemitério, então ela entra na pilha, pode ser anulada e tudo o mais.

Novas Regras dos Cards Duplos

Vale lembrar que a Wizards atualizou as regras dos cards duplos para evitar algumas confusões, veja:

  • Quando o Card estiver na Stack (sendo jogado), ele terá as características da carta sendo jogada:
    • Se estiver jogando Destinado, será um card preto, de custo  (convertido 2) e será uma Mágica Instantânea;
    • Se estiver jogando Liderar, será um card verde, de custo  (convertido 4) e será um Feitiço;
  • Quando este mesmo card não estiver na Stack (Por ex: Em sua mão ou no cemitério), ele terá a combinação dos 2 cards:
    Tipo: Mágica Instantânea e Feitiço (Assim como existe Criatura Artefato)
    Custo de Mana: 4BG (Soma de 1G + 3B)
    Custo Convertido: 6
    Cores: Verde e Preto

Fonte: Liga Magic

Reciclar

Nosso velho conhecido Reciclar volta para encher seu cemitério, pois o povo da Wizards adora reciclar habilidades... Pague o custo de reciclar, descarte o card com reciclar e compre um card. Simples assim! Mas algumas cartas ainda têm habilidades adicionais quando recicladas.

E ainda tem as cartas que se beneficiam com o reciclar, como o Adepto da Espada Flamejante. Mas quando um card é reciclado ele ativa a habilidade do Adepto apenas uma vez, a parte “recicla ou descarta” é só pra garantir que qualquer carta descartada, sendo reciclada ou não, funcione com ele.

Marcadores -1/-1

Você já sabe como funcionam os marcadores +1/+1 e os -1/-1 fazem exatamente o contrário, beleza. Só vale lembrar que marcadores +1/+1 e -1/-1 se anulam, um eliminando o outro. Logo, uma criatura não pode ter uma marcador +1/+1 e um marcador -1/-1, pois os dois se anulam deixando a criatura sem marcadores.

E se uma criatura tiver cinco marcadores +1/+1 e receber dois marcadores -1/-1? Elementar, meu caro. Ela fica com três marcadores +1/+1 e só.

Provas e Cártulas

Cártula é um novo subtipo de Aura, ou seja, um novo tipo de encantamento. Isso não seria lá grandes coisas se não houvessem as Cinco Provas que interagem diretamente com as Cártulas:

E por fim…

Oneiros
Autor em Rolando Dados

Formado em Sistemas de Informação, amante de culinária e RPGista desde 1999, mestre desde… nem se lembra, conhecedor e pesquisador de sistemas de RPG, tem o estranho costume de falar sobre ele mesmo na terceira pessoa… o.O


Oneiros on DeviantartOneiros on EmailOneiros on FacebookOneiros on GoogleOneiros on InstagramOneiros on PinterestOneiros on TwitterOneiros on Youtube