Início > Blog > Card e Tabuleiro > As Mecânicas de Kaladesh

As Mecânicas de Kaladesh

Então Kaladesh vem aí… não, péra! Kaladesh já saiu e eu não fiz o post com as mecânicas? Holly Molly!

Me perdoem pelo atraso pessoas, mas vocês devem saber que de vez em quando o tempo fica confuso e apertado, principalmente se alguém usa Time Walk na sua vida… mas vamos ao que interessa: As mecânicas de Kaladesh.

CRIAR

Essa é fácil. Lembra do famoso “coloque uma ficha no campo de batalha.”? Pois é, agora ele é Criar. Ou seja, quando um card tiver “Crie uma ficha de criatura…” você vai colocar uma ficha de criatura no campo de batalha como especificado na carta, pronto. Só isso.

VEÍCULOS

Agora nós temos mais um tipo de artefato, os veículos. Ao baixar um artefato do tipo Veículo, você tem um inútil pedaço de metal e madeira no seu campo de batalha, exceto pelo fato de poder Tripular ele.

A habilidade tripular exige que você vire qualquer número de criaturas que você controle, com poder igual ou superior ao número de tripular, especificado na carta. A partir daí, o veículo se torna uma criatura artefato e pode fazer tudo que uma criatura artefato pode fazer. Já que a habilidade tripular não usa o símbolo de virar, você pode virar qualquer criatura desvirada que você controla, inclusive criaturas que acabaram de entrar no campo de batalha. Você pode até virar um Veículo já animado para tripular outro Veículo.

 

Para ajudar os seus veículos, ainda temos o novo tipo de criatura Piloto, que sempre que tripula algum veículo, dá um bônus, seja em poder ou habilidade. É importante notar que, depois que um Piloto tripula um Veículo, o bônus permanece mesmo depois que o Piloto é removido do campo de batalha. Mas nenhum vínculo é mantido entre veículo e as criaturas que a tripulam, sendo assim, destruir um não afeta o outro.

Mas você ainda pode conseguir outras formas de colocar os veículos para funcionar, afinal de contas, estamos falando de um mundo cheio de mágicas e surpresas, não é?

ENERGIA

Em Kaladesh o éter, energia presente em todo o multiverso, é muito mais presente e importante para o ecossistema, tanto que alguns artesãos deram um jeito de usar essa energia para as mais variadas utilidades. Vários cards agora darão um ou mais marcadores de energia para o jogador, e várias cartas precisam desses marcadores para realizar suas melhores manobras e habilidades.

A partir do momento em que um jogador ganha esses marcadores, os marcadores permanecem, mesmo que a carta que deu os marcadores seja removida do campo de batalha ou de jogo. Eles também não somem após fases ou etapas, nem mesmo no fim do turno, apenas “sumindo” quando forem gastos.

FABRICAR

Criaturas com Fabricar te dão uma escolha quando entram no campo de batalha. Essa escolha é basicamente colocar um certo número de marcadores +1/+1 na criatura com fabricar ou criar um certo número de fichas de criatura artefato incolor 1/1 do tipo servus.

A habilidade de fabricar é desencadeada quando a criatura entra no campo de batalha, mas você só escolhe se colocar marcadores ou criar fichas depois que a habilidade é resolvida. Isso significa que o oponente ainda tem uma oportunidade de responder à habilidade antes de você fazer essa escolha, ou antes que os marcadores ou fichas existam. Se a criatura com fabricar não estiver no campo de batalha quando a habilidade de fabricar for resolvida e você estiver sem criaturas, você deve escolher criar as fichas de Servus.

Então é isso. Novamente, me perdoem pelo atraso. Aproveitem bem!

Oneiros
Autor em Rolando Dados
Formado em Sistemas de Informação, amante de culinária e RPGista desde 1999, mestre desde... nem se lembra, conhecedor e pesquisador de sistemas de RPG, tem o estranho costume de falar sobre ele mesmo na terceira pessoa... o.O
Oneiros on DeviantartOneiros on EmailOneiros on FacebookOneiros on GoogleOneiros on InstagramOneiros on PinterestOneiros on TwitterOneiros on Youtube