domingo , 28 maio 2017
Início > Blog > AVENTURA & MAGIA – ATISI

AVENTURA & MAGIA – ATISI

Saudações Seres Humanos! Eu sou o Tio Dio, e esta é a primeira vez que escrevo para o Rolando Dados, e para estrear com chave de ouro por aqui, eu trago uma resenha sobre um RPG que promete nos levar a viver aventuras no melhor estilo de Elric de Melniboné e Conan o Bárbaro: ATISI, escrito pelo grande mestre Marcelo Paschoalin, e que em breve será publicado graças ao financiamento coletivo do Catarse (corre que ainda dá tempo de você contribuir e garantir o seu!).

Atisi – Aventura e Magia é um cenário de Espada e Feitiçaria (um sub gênero da Fantasia voltado para conflitos pessoais e emocionantes, ao contrário da Fantasia Clássica, que envolvem questões mundiais. Pensem mais em Ficção Pulp, como a escrita por Robert E. Howard e menos em Senhor dos Anéis de Tolkien), onde somos convidados a criar heroínas e heróis em um mundo repleto de cidades perdidas, bandidos ardiloso, criaturas profanas e mares tenebrosos, onde os jogadores devem demonstrar toda sua fúria e sabedoria na busca pela glória.

Parece bom né? Pois fica ainda melhor! Atisi tem clara influência egípcia e africana, onde os habitantes possuem um tom de pele que varia do bronzeado ao negro, além de um vasto panteão de deuses ú
nicos e interessantes, como por exemplo, Satefy, o deus da Paz e dos Duelos, ou Nesenay, deusa do Silêncio e da Música.

Um dos aspectos mais legais deste livro é o cuidado especial e respeito do autor para com todas as jogadoras e jogadores de RPG, onde ele Atisiflexiona para o gênero feminino as palavras que se referem a quem está jogando e a quem está conduzindo a aventura. Assim sendo, por exemplo, temos o papel de Mestra do Jogo.  Tal iniciativa não vai mudar o paradigma para uma maior igualdade de percepção de mundo, mas com certeza faz com que aqueles que joguem Atisi vejam as coisas com outros olhos, e se sintam mais confortáveis e representados em dar um primeiro passo em direção a uma maior inclusão de todos no nosso hobby favorito.

O jogo tem como base o sistema de Barbarians of Lemuria, criação de Simon Washbourne, produzido pela Beyond Belief Games (a mesma de Black Books, Woodland Warriors e Crimson Blades), o sistema se utiliza do D6 (dado de seis faces), e é muito simples, rápido e dinâmico, o que o torna um RPG muito intuitivo e de fácil aprendizagem, até mesmo para aqueles que nunca jogaram nada na vida. Assim sendo, tudo se resolve da seguinte forma: Role 2d6, some o Atributo que tenha relação com o que se quer fazer (e quais quer outros modificadores que se possua, que podem ser negativos ou positivos) e veja o resultado; se for igual ou maior que 9, SUCESSO!

Atisi 2Outra coisa interessante é como a Magia funciona em Atisi, que ao contrário de outros cenários, ela tem limites muito bem estabelecidos e “pé no chão”, além de consequências para o seu uso e falha, como por exemplo, o Desgaste Físico e a Corrupção Arcana (está última podendo ser bem assustadora, como chagas nas mãos e braços, língua bifurcada e cheiro de enxofre), afinal, fazer Magia é mexer com coisas além da compreensão humana (agora sabemos o porquê do Conan ter tanto medo de feiticeiros, e com razão!).

A sessão dedicada a Mestra contida na prévia do livro dá em poucas páginas uma série de ganchos para aventuras, além de uma vasta lista de nomes de personagens e lugares para ajudar a ambientar ainda mais as campanhas.

O autor, Marcelo Paschoalin, sem dúvida surpreende com um cenário rico e fascinante, e a prévia do livro nos deixa com um gostinho de quero mais. Ele ainda possui uma série de outros livros que você pode encontrar AQUI, e que sem dúvida valem muito a pena, além de outros RPGs, como Aventura e Magia, Dark Fate, entre outros.

Gostou? Ficou curioso? Então aproveite para participar do financiamento coletivo no Catarse deste maravilhoso RPG e garanta já o seu, você não vai se arrepender!

Clique AQUI para ir direto para a página da campanha!

Créditos do Texto – Diego Muniz do Covil do RPG – SP e Rádio Budega!

Não esqueça de deixar a sua sugestão/crítica para que continuemos melhorando!!

Renan Neto
Jogador de RPG desde 2003, conhecedor de diversos sistemas.
Vim de terras distantes apenas para espalhar o amor e conhecimento pelo RPG.
Estudante de Game design, amante de comidas élficas, e apaixonado por RPGs independentes!
Renan Neto on FacebookRenan Neto on InstagramRenan Neto on Twitter