sexta-feira , 24 novembro 2017
Início > Blog > RPG > Cachorros Samurais – Um RPG Sobre Honra, Disciplina e Biscoitos

Cachorros Samurais – Um RPG Sobre Honra, Disciplina e Biscoitos

Alan Silva, autor de Veridiana, tem se mostrado um nome promissor no cenário de jogos indies aqui no Brasil. Desde que descobri seu site Inseto Vermelho, passei a acompanhar seus movimentos e babar a cada ideia que o cara tem. Em Cachorros Samurais, lançado bem antes de Veridiana, ele te leva a um Japão feudal habitado por personagens antropomórficos, mas cheios de humanidade.

Entre cachorros samurais, gatos ninjas e sábios guaxinins, você deve encarnar um samurai canino do Dojô do Biscoito e garantir sua honra antes de qualquer coisa, até mesmo da sua vida!

Briga de Cachorros e Lobos

O cenário criado por Alan em Cachorros Samurais separa as castas do Japão Feudal por espécies de animais. Então, assim como cachorros tendem a ser honrados samurais, os gatos tendem a ser os ninjas atacando das sombras e aproveitando cada falha de seu oponente de forma nada honrosa.

Guaxinins são inteligentes, travessos e têm uma grande rixa com os gatos, principalmente por terem “furtado” dos felinos a reputação de raça mais inteligente do reino.

Sapos ronins, ratos aldeões e raposas sedutoras andarilhas, todos convivendo, bem ou mal, no vilarejo de Ookia.

Mas a briga mesmo está entre cachorros e lobos. Enquanto os cães seguem sempre um caminho de honra e disciplina, deixando o mau de lado, os lobos usam as falhas a seu favor, tendendo a serem mais fortes nos piores momentos.

Durante a criação dos personagens um dos jogadores será sorteado para ser aliado dos lobos. Isso será secreto e ele só revelará se quiser e quando achar adequado, pois isso pode piorar muito uma situação ou até custar sua vida.

Honra, Técnica, Disciplina e Biscoitos

Essas são as três principais características de um cachorro samurai: Honra, Técnica e Disciplina. Tudo nesse sistema vai depender disso! Cada característica pode variar de 1 a 5, nunca menos que 1, nunca mais que 5.

Quando se precisa testar qualquer uma dessas habilidades, o jogador rola 1d6 e precisa tirar um número menor que a habilidade testada. Um resultado 6 será SEMPRE uma falha!

Usando marcadores Michi e Tsumi, uma espécie de Yin Yang moral dos cachorros samurais, o jogador pode melhorar suas chances de passar em um teste. O personagem tem uma motivação, Virtude e Fraqueza, que podem ser usadas durante a sessão para ajudar ou atrapalhar o samurai. E ainda tem os biscoitos…

Um pacote de biscoitos é o limite para uma sessão de Cachorros Samurais. Cada jogador começa o jogo com um número de biscoitos (sim, biscoitos mesmo, de verdade!) igual ao dobro da Honra de seu personagem. Sendo fiel à sua Virtude, o cachorro ainda poderá ganhar mais biscoitos.

O jogador poderá comer dois biscoitos para ganhar um marcador michi, usar um biscoito para acionar uma cena ligada à sua Virtude, Motivação ou Fraqueza, ou ainda pode dar um biscoito (inteiro) para outro jogador.

O Mestre do Bando

O Mestre do jogo é chamado de Mestre do Bando. Foi ele que acolheu todos os personagens quando eles eram apenas filhotes órfãos abandonados nas ruas e os ensinou o código de conduta.

É ele que passa as missões para os personagens dos jogadores, mas também é ele que controla todos os outros personagens, como gatos, guaxinins, sapos e qualquer outra raça ou ameaça que aparecer pela frente.

Como mestre do bando, você terá objetivos principais:

  • Retratar a cultura do Japão Feudal
  • Desafiar a honra, disciplina e técnica dos personagens
  • Gerar um aprendizado.

Ao final de cada sessão, o ideal é que os jogadores tenham aprendido ou refletido sobre algo. Então, não basta colocar masmorras, cavernas, ninjas e armadilhas contra os jogadores, mas planejar cada aventura e sessão com um objetivo de aprendizado para os jogadores.

Para facilitar o trabalho do Mestre, Alan já escreveu algumas aventuras que estão disponíveis de graça, junto com o sistema completo, no botão ali em baixo.

Nota

Sistema
Cenário
Custo-benefício (É Grátis!)

Nota Final

User Rating: Be the first one !
Oneiros
Autor em Rolando Dados

Formado em Sistemas de Informação, amante de culinária e RPGista desde 1999, mestre desde… nem se lembra, conhecedor e pesquisador de sistemas de RPG, tem o estranho costume de falar sobre ele mesmo na terceira pessoa… o.O


Oneiros on DeviantartOneiros on EmailOneiros on FacebookOneiros on GoogleOneiros on InstagramOneiros on PinterestOneiros on TwitterOneiros on Youtube