quarta-feira , 28 junho 2017
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Como criar seu card game em 30 passos

Algum tempo atrás vi um vídeo onde Andrea Schubert, uma famosa game designer e analista de jogos falava sobre como criar seu próprio card game.

Eu mesmo já esbocei alguns jogos simples de cartas, mas nunca coloquei pra frente. Depois de ver esse vídeo até me animei por um tempo, mas depois decidi que meu negócio é o RPG mesmo.

Decidi então assistir mais uma vez, com mais calma já que o vídeo está em inglês e sem legendas, e passar os passos para você, se te interessar.

Andrea dividiu a tarefa de criar um card game em trinta passos, sendo que esses passos estavam agrupados por etapa de criação.

A qualidade do vídeo estava bem ruim, portanto não consegui acompanhar muitas coisas que ela falou, mas ideia principal de cada passo está aqui. Leia e seja feliz!

Estudo e Pesquisa

Passo 1: Jogue muitos Card Games

Existem centenas de card games, incluindo Trading Card Games, Deckbuilding Games, Card Games tradicionais, Pequenos Jogos One-shot, etc. Jogue todos que conseguir!

Apenas jogando muito você vai poder conhecer mecânicas e modos de jogo diferentes e talvez seu jogo não seja apenas mais uma copia de Magic: The Gathering… ou Yu-Gi-Oh.

18Veja alguns jogos mais famosos:

  • Trading Card Games
  • Magic The Gathering
  • Pokemon
  • Yu-Gi-Oh
  • Netrunner
  • Vampire the Eternal Struggle
  • Legend Of The Five Rings
  • Star Wars CCG (Decipher)
  • Epic
  • World of Warcraft
  • Deckbuilding
  • Dominion
  • Ascension
  • 7 Wonders

Outros

  • A Game of Thrones
  • Bohnanza

 

Passo 2: jogue muitos Card Games virtuais

Não que os jogos online vão ser muito diferentes dos de mesa, mas é a mesma coisa: jogue para conhecer e poder criar algo diferente.

  • alexstrasza (1)Magic The Gathering Online
  • Chron X
  • Sanctum
  • Minion Master
  • Legends of Norrath
  • Legacy of Heroes
  • Duels of the Planeswalkers
  • Ascension
  • Hearthstone
  • Hero Academy

Passo 3: Fique nos Ombros de Gigantes

Isso significa observar e acompanhar cada movimento dos grandes jogos, pois se eles têm dados certo, existe algo para você aprender ali.

Mark Rosewater, um atual designer de Magic: The Gathering, é influenciado pelo trabalho de Richard Garfield, o designer original de Magic, que por sua vez foi influenciado pelo design de Cosmic Enconters, e por aí vai…

Passo 4: Não desista

Esse passo é um dos mais importantes!

Passo 5: Aprenda com os gigantes nos quais você está nos ombros

Leia

Sim, todos em inglês, pois existem excelentes artigos em inglês que nem sequer traduzem para o português, portanto, faça um esforço e leia em inglês mesmo.

Escreva

Mesmo que você não seja um famoso designer de jogos, nada te impede de escrever e compartilhar seus textos. O importante é por pra fora suas ideias, mesmo que seja sobre jogos já existentes.

Discuta

Procure hastags no twitter, como #MTG ou referentes a outros jogos, crie uma conta nos fóruns do Mtgsalvation.com ou no Reddit.com.

Aprenda!

Oneiros
(en)Rolador em Rolando Dados
Formado em Sistemas de Informação, amante de culinária e RPGista desde 1999, mestre desde... nem se lembra, conhecedor e pesquisador de sistemas de RPG, tem o estranho costume de falar sobre ele mesmo na terceira pessoa... o.O
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  • Willie Malàvolta

    Muito completa a matéria, me sinto orgulhoso de trabalhar contigo.

  • Ai, para! Assim fico encabulado!

  • Roberto Neto

    o melhor é o passo 30 kkkk

  • Rogger Rocha

    rssssssssssssssss, esse sim!