sexta-feira , 24 novembro 2017
Início > Blog > RPG > Daemon – Sistema Nacional Completo e Gratuito

Daemon – Sistema Nacional Completo e Gratuito

Hoje vou falar sobre um dos meus sistemas favoritos, o Sistema Daemon.

O Sistema Daemon é um sistema nacional desenvolvido por Marcelo Del Debbio lá no ano de 1992, apesar de ganhar fama a partir de 1995, com o lançamento do primeiro cenário oficial para o sistema ainda sem nome, o Arkanum, até hoje muito jogado por jogadores nacionais. Posteriormente o sistema foi comprado e renomeado pela Editora Daemon e, a partir daí, já ganhou adaptações, oficiai ou não, para os mais variados cenários e estilos de jogo.

Por que usar o Daemon?

Uau, por muitos motivos! Daemon é realmente um sistema muito versátil e eu simplesmente o amo. Muita gente fala que ele é tão complicado quanto o GURPS. Bem, para essas pessoa eu só digo o seguinte:

Qualquer sistema de RPG é bom, só depende da competência do mestre.

Sistema DaemonEntão, assim como GURPS, o Sistema Daemon tem regras para praticamente tudo, mas, assim como GURPS, depende do mestre usar essas regras ou não. É isso que chamamos de sistema modular.

Uma das maiores vantagens do Daemon é o sistema de testes que foi desenvolvido por engenheiros da POLIUSP e funcionam com base na equação Y=Kx2^(Atributo/6) onde K é o fator de conversão do Atributo e Y sua capacidade de realização.

Não entendeu nada? Não faz mal, pois isso funciona de forma automática e você nem vai perceber a mágica acontecendo. As rolagens de dados são basicamente 2d10, sendo 1d10 para a dezena e outro para a unidade, dando um resultado entre 01 e 100. Esses testes percentuais dão ao sistema Daemon uma rapidez e versatilidade sem igual.

Os atributos e perícias trabalham juntos para conseguir um valor que será testado com os 2D10, ou D100, se preferir, sendo que quanto menor o valor dos dados, melhor para o jogador

Exemplo: Se o jogador deve testar sua habilidade com espadas, que tem um valor de 30, o jogador joga os dados e deve conseguir um valor igual a 30, ou menor. Simples, rápido e indolor. Só de pensar nas quatrocentos D10 rolando na mesa em um teste de Storryteller já me dá vontade de chorar.

DSCN9279

Um sistema livre… de verdade

O Daemon foi o primeiro sistema de RPG realmente livre, antes mesmo que o OGL e o D20 com aquele monte de regras e cláusulas. O sistema Daemon é livre para você fazer seu cenário, seja original ou adaptação.

Para você ter uma ideia, o sistema básico está completamente grátis no site dele para você baixar, sem nem necessitar de cadastro (link no fim do artigo). Além disso, a Editora Daemon ainda disponibiliza um lista imensa de netbooks com regras opcionais e adaptações para o sistema, todos grátis e disponíveis no site da editora. Agora mesmo estou trabalhando em um netbook que, quando disponível colocarei aqui para que vocês possam baixar sem preocupação de processos.

Enfim…

básicoO sistema Daemon, além de ser nacional, é genérico, rápido e grátis, precisa falar mais alguma coisa?

 

Nota

Facilidade - 85%
Custo-benefício (Grátis!) - 100%
Cenário (genérico) - 100%

95%

Nota final

User Rating: 4.55 ( 1 votes)
Oneiros
Autor em Rolando Dados

Formado em Sistemas de Informação, amante de culinária e RPGista desde 1999, mestre desde… nem se lembra, conhecedor e pesquisador de sistemas de RPG, tem o estranho costume de falar sobre ele mesmo na terceira pessoa… o.O


Oneiros on DeviantartOneiros on EmailOneiros on FacebookOneiros on GoogleOneiros on InstagramOneiros on PinterestOneiros on TwitterOneiros on Youtube