quarta-feira , 28 junho 2017
Início > Blog > DRAGÃO BIZARRO #01: MONSTROS DIFERENTES PARA OLD DRAGON

DRAGÃO BIZARRO #01: MONSTROS DIFERENTES PARA OLD DRAGON

Saudações, bravo aventureiro. Nessa série de postagens, apresentarei a vocês algumas das minhas bizarrices criadas para Old Dragon, utilizando-se das criaturas contidas no Bestiário e dos Modelos modificadores, também do Bestiário do sistema.

Além disso, dicas para explicar e introduzir tais bizarrices em seus jogos, usando como exemplo um breve relato de meus jogos! E como certificado de garantia, aqui já deixo para vocês: todos monstros bizarros foram devidamente testados com meus anos com o sistema, em diferentes grupos e campanhas/aventuras. Então, saque seu lápis, abra seu caderno e erga seus dados, bravo Mestre/Juiz: LET’S ROLL!

Nome do Monstro: Ettercap do Caos

Onde Ele Está: Página: 95 do Bestiário Old Dragon.

Chance de Morte por nível:

  • Nível 1 = 300%;
  • Nível 10 = 63%;
  • Nível 20 = 36%.

Ficha Técnica da Bizarrice:

 

01 - Ettercap do Caos 01 - Ettercap do Caosb

MODELOS UTILIZADOS: “Aberração”; “Nascido da Tempestade”; “Tentacular”.

– ABERRAÇÃO: o modelo Aberração representa uma versão deformada e alterada da criatura em questão, geralmente devido a experiências arcanas. Adicione estas características à criatura:

Gosmento: a criatura possui uma gosma que envolve o seu corpo que é extremamente grudenta, prendendo-se a criaturas ou itens que venha a tocar (JP+DES para se soltar);

Gemido: a criatura pode emitir um gemido atordoante (JP+SAB para não ficar apavorado, sucesso deixa enjoado por 1d4 turnos, com penalidade de -2 nos ataques);

Anatomia Tosca: a deformidade da criatura é tamanha que a organização interna dos seus órgãos foi alterada, tornando-a imune a acertos críticos; redução de dano 5/magia; Visão no escuro 20 m; regeneração 1.

– NASCIDO DA TEMPESTADE: o modelo Nascido da tempestade pode ser aplicado a uma criatura que esteja sob influência das tempestades que regem o mundo. Para aplicar o modelo Nascido da tempestade as seguintes alterações devem ser feitas:

Nascido da Tempestade: baforada, 3x ao dia: linha de raio de 30 m, causando 3d6 pontos de dano (JP+DES reduz o dano à metade).

Ataque Elétrico: qualquer ataque natural corpo-a-corpo de uma criatura com este modelo causa +2d6 pontos de dano elétrico em caso de um acerto crítico.

– TENTACULAR: o modelo Tentacular pode ser aplicado a uma criatura cuja cabeça seja substituída por uma massa de tentáculos. Para aplicar o modelo Tentacular a uma criatura as seguintes alterações devem ser feitas:

 Loucura dos Deuses Antigos: uma criatura que se aproxime a 30m de uma criatura com o modelo Tentacular deverá fazer uma jogada de proteção modificada pela Sabedoria ou ficar insana por 1d4 turnos, sofrendo uma penalidade de -2 em todos os ataques e na CA. Uma criatura com o modelo Tentacular não perde nenhum dos ataques naturais que envolvam a sua cabeça, tais como mordida ou baforada.

Constrição Tentacular: uma criatura com o modelo Tentacular pode tentar usar os seus tentáculos para agarrar outra criatura. Para tanto, é necessário um ataque com uma base de ataque equivalente à quantidade de DV da criatura + bônus de FOR. A criatura agarrada, para se soltar, é necessário uma jogada oposta de FOR.

Colocando a Bizarrice na Aventura: A bizarrice começa com o Ettercap não tendo cabeça e no lugar de onde deveria haver uma, haver tentáculos. E se há tentáculos… Há Chtulhu! Por isso, use e abuse sobre qualquer coisa que esteja ligada ao Grande Antigo.

Coisas anormais podem acontecer ao ponto destas criaturas surgirem. Caso não queira envolver Chtulhu nesse embate, coloque a culpa em algum maligno e poderoso feiticeiro em busca de brincar de deus e criar bizarrices a bel-prazer! Uma ótima dica é tornar tais criaturas claramente incontroláveis… Ou responsáveis pela morte do próprio criador! Isso poderia tornar as coisas ainda mais assustadoras e descontroladas. De qualquer forma, os Ettercaps do Caos não podem ser naturais. São criaturas medonhas e que se não devem fazer parte do mundo de maneira natural, de forma que o medo do desconhecido poderá ser bem explorado nas descrições e narrações quando estas criaturas surgirem na aventura!

Se atente a todas as características dos modelos com calma: A cabeça ainda pode existir e só surgir os tentáculos depois de cuspirem seus raios! Sua pele pode ficar gosmenta só depois de alguns turnos de combate ou com o gasto de uma ação, como uma ação de defesa! Sua manifestação de insanidade só fazer efeito no turno em que os Ettercaps do Caos surgirem e nos próximos 1d8 turnos… Enfim, essas coisas é você quem deve decidir, modificar e imaginar!

01 - Ettercap3

Como Eles Matam Brincam: Os Ettercaps do Caos são aberrações! Gosmentos e Deformados! A primeira coisa que fazem em um combate, com toda certeza, é grunhir de dor pela realidade alienígena do mundo em que estão. Esse grito, nada mais é, que uma expressão de tormento e isso ativa imediatamente a habilidade “GEMIDO”, deixando aqueles que não passarem no teste, em grande desvantagem por alguns turnos. Os Ettercaps do Caos não são medrosos como suas formas originais e portanto, não fogem do combate tão facilmente. Porém, são bestas animalescas desprovidas de qualquer senso de estratégia! Após o uso de Gemido, explore a capacidade de disparar raios! Lance todos eles com todos os Ettercaps do Caos se puder. Old Dragon tem que trazer o clima mortífero do Old School e é por isso que você deve decorar meu lema: SEM DÓ E SEM MASSAGEM!. Os Ettercaps estão em grande lamento e frenesi, eles irão dar o melhor para destruir tudo aquilo de aberrante ao redor… E isso, claramente será os PdJs (Personagens dos Jogadores)!

01 - Ettercap2

Como Coloquei Essa Coisa Na Aventura:

Os heróis (entre nível 10 e 12) estavam na caçada contra os cultos à Cthulhu e os segredos que envolvem este deus misterioso, que vinha surgindo a cada nova sessão. Depois de algumas suspeitas de um Paladino NPC, encontraram uma vila distante após alguns dias. Nesta vila, 8 moradores (eu havia rolado 2d6) eram Crias Estrelares de Cthulhu (Bestiário Old Dragon, Pg 46) disfarçados.

 O as suspeitas giravam entorno de um caso misterioso acerca do desaparecimento repentino de Idosos na vila e na região. Seguindo as pistas, se deram de cara a um Templo Submerso em um lago bem próximo a vila. No templo, descobriram uma rede de túneis, até encontrarem uma câmara onde haviam todos os idosos desaparecidos da Vila, aprisionados e claramente prestes a se tornarem sacrifícios para Chtulhu.

Os heróis também se depararam com os 8 estranhos moradores, que revelaram suas formas originais. O confronto com as Crias Estrelares de Cthulhu começou. Como gosto de ver meus jogadores desesperados em combate, dei um curto tempo para que a peleja fosse encerrada! Teriam 8 (rolei 1d12+5) rodadas para matar os servos da criatura ancestral, ou as estrelas mágicas no teto se alinhariam e algo iria acontecer. Passaram-se 8 rodadas e 5 Crias Estrelares ainda viviam.

Para que entendam melhor, o teto possuía um mapa de estrelas esculpido com magia, e era dessa forma que os servos de Cthulhu faziam seus rituais. Naquele momento, as estrelas no teto ao se alinharem, emanaram uma luz esverdeada que iluminou todos os idosos enjaulados logo abaixo delas, transformando um a um em Ettercaps! Mas o combate ainda se desenrolava e por fim, todas as Crias Estrelares morreram (um dos PdJs).

Meus pobres jogadores pensaram que matar as Crias Estrelares seria o suficiente… E não foi.

As Crias Estrelares de Chtulhu, ao morrerem, expeliram energias semelhante a relâmpagos esverdeados em direção aos idosos (agora Ettercaps), que os atingiram. As energias esverdeadas vieram acompanhadas com o barulho de ossos se quebrando dentro de corpos e cabeças explodindo! Os Ettercaps foram horripilantemente modificados, tornando-se criaturas gosmentas, truculentas e com tentáculos no lugar das cabeças explodidas!

E foi aí que os jogadores se deram conta: fazia parte do ritual a morte das Crias Estrelares. A morte delas tornaria os idosos em criaturas preenchidas de caos extraplanar, para trazer a destruição e a insanidade em nome de Chtulhu!

Os Ettercaps do Caos exalaram gritos medonhos (Habilidade gemido) que deixaram os PdJs (já feridos) em grande desvantagem. Além disso, exigi mais alguns testes, para resistirem a outra grande habilidade:  Loucura dos Deuses Antigos. O resultado nesse primeiro turno de surpresa pela transformação, fora PdJs gravemente feridos, com -4 nos ataques e -2 na CA (por estarem enjoados e insanos).

Deixei que agissem, e optaram por enfrentar os Ettercaps do Caos! Armas foram grudadas nas peles gosmentas dos meus filhotinhos (habilidade Gosmento), além de um acerto crítico que felizmente foi ignorado, graças a habilidade Anatomia Tosca, o que frustrou um bocado o Paladino do grupo. Passara-se a vez dos Jogadores e então, os Ettercaps do Caos, em meio a gemidos horripilantes, dispararam relâmpagos fulminantes (habilidade Nascido da Tempestade) pelas cabeças-tentáculos, que ocasionou na morte de quase todos os Ajudantes e Seguidores (contratados) pelos PdJs (além de um personagem reduzido a 1 PV).

Feridos demais, meus jogadores resolveram fugir daquele templo, que graças ao Mago (e sua sabiamente memorizada duas vezes Bola de Fogo), causou um desmoronamento na entrada submersa… Já na superfície, encerrei a sessão. Fora insanidade demais pra eles neste dia!

  • Compre o Bestiário Old Dragon AQUI
  • Aprenda a Lidar com Jogadores Novatos AQUI.
  • 3d1 Dicas para Domar o Grande Vilão de Jogo AQUI.
  • 2d10 Anotações que Podem Estar com seus NPCs AQUI.

E não se esqueçam de dar AQUELE like nas pages no Facebook da ROLANDO DADOS e DADOS CAÓTICOS.

Will, O Caótico
O CAOS em Rolando Dados
Dono da página de RPG do Facebook "Dados Caóticos. Também Skywalker, Bolseiro e historiador informal. Leitor compulsivo e cervejeiro, nas horas vagas um mago e apreciador da cultura escandinava. RPGísta há mais de 10 anos, que apesar de ter iniciado o hobbie na infância com sistemas considerados complexos, se tornou um grande apreciador do roleplay OldSchool e da diversão descompromissada que o RPG pode oferecer...