quarta-feira , 13 dezembro 2017
Início > Blog > RPG > Épico RPG – Sistema Nacional Promete Equilíbrio e Agilidade

Épico RPG – Sistema Nacional Promete Equilíbrio e Agilidade

Depois de um tempo jogando RPG e passeando por vários sistemas, tudo que a gente quer é um sistema que seja rápido e equilibrado. Se for realista, melhor ainda. E o Épico RPG promete tudo isso.

Epico-RPG-mockupÉpico RPG

O Épico RPG, tem um sistema de regras bem simplificado para facilitar a vida dos jogadores, e do mestre, claro.

Tendo como base apenas três características principais (Vigor, Agilidade e Inteligência), você só tem que escolher se seu personagem vai ser forte e resistente, ágil e habilidoso ou inteligente e… inteligente mesmo… pois todo o resto vem em cima disso.

Tendo número baixos por padrão, geralmente de 0 a 12, nenhum cálculo complicado é necessário, então nos testes você rola 2d6 e soma à sua aptidão ou atributo a ser testado, se superar a dificuldade, passou no teste. Sim, é basicamente o que a maioria dos sistemas tem feito para determinar testes, mas pelo jeito tem funcionado muito bem, certo?

Épico RPG ainda está em produção, e você pode ajudar indo lá no SITE, baixando o beta do jogo e dando seu feedback para eles.

Baixe o Épico RPG Aqui!

(Observação: Eu demorei a publicar essa review e agora também tem o livro físico pra comprar lá no site deles. É baratinho!)

O Realismo da Identidade Bourne

Eu conversei brevemente com o Rafael Lopes, o criador e principal responsável pelo Épico RPG. Como fiquei com preguiça de editar, vou colar aqui algumas partes do que ele falou:

Ali por 2012 eu quis começar a escrever este sistema por muitas razões. Nosso grupo de RPG é bastante exigente com os jogos, e eu mais ainda. Eu quero regras elegantes, interpretação que faça sentido, opções de combate tático da vida real, sem os muitos defeitos de jogos realistas (granularização, regras excessivas e “duras”, dificuldade de aprendizado, etc), sem os problemas dos jogos tradicionais (custo alto, dados bobos que o cara precisa colecionar, classes que impedem a liberdade criativa…), e sem as promessas vazias dos RPGs independentes da moda (“rules-light”, “sandbox”, “veloz e furioso”).

Jogo RPG há muitos anos e, desde que iniciei o projeto do Épico RPG, me dediquei a pesquisar sistemas de interpretação (os bons e os ruins). A lista de objetivos de design desse jogo é muito ambiciosa, mas ali por 2015 achei que tinha uma boa base e o desenvolvimento pegou impulso. Dali saiu um jogo 100% nacional, sem amarras, robusto sem ser difícil de aprender, bastante flexível, e avançado, para qualquer cenário e gênero.

Algumas pessoas têm medo de jogos realistas, pensam que vão interpretar personagens num documentário, mas na verdade queremos o realismo da Identidade Bourne, um “realismo de ação”. Este jogo tem realismo mas é inspirado na ficção, então tem boas lutas, tem magia, tem emoção e ninguém precisa ter medo de regras complexas. A mecânica básica de resolução de ações cabe numa folha A4 frente-verso. Com alguns minutos a maioria já pega o jeito do jogo. Depois o mestre pode escolher jogar no nível de complexidade que quiser. Só quer que o combate termine rápido? Ok, vai firme, mas as regras estão lá se você quiser dar pisão no pé do bandido ou abrir fogo de supressão contra a tropa inimiga. O sistema de virtudes e defeitos também adiciona uma profundidade aos personagens – de novo, só se o grupo de jogo quiser assim.

Todos que quiserem podem se envolver no desenvolvimento. Quem quiser pode entrar em contato comigo pelo rafaellvx@gmail.com ou no Facebook e pode até ser co-autor se quiser; este projeto não é uma empresa, é realmente uma paixão pelo RPG.

Então é isso. Quer ajudar a criar o mais novo sistema nacional? Ou só quer jogar um sistema rápido fácil e eficiente? Em qualquer uma das opções, é só entrar lá no site do Épico RPG e ser feliz!

Baixe o Épico RPG Aqui!

Imagem de capa (sem a logo): Camelot-spire by Butteredbap © (Imagem editada com acréscimo da logo)

Oneiros
Autor em Rolando Dados

Formado em Sistemas de Informação, amante de culinária e RPGista desde 1999, mestre desde… nem se lembra, conhecedor e pesquisador de sistemas de RPG, tem o estranho costume de falar sobre ele mesmo na terceira pessoa… o.O


Oneiros on DeviantartOneiros on EmailOneiros on FacebookOneiros on GoogleOneiros on InstagramOneiros on PinterestOneiros on TwitterOneiros on Youtube
  • Kuromada

    Muito bom!