quarta-feira , 24 maio 2017
Início > Blog > RPG > Foices & Feitiços [Review]
foices-feiticos-grupo

Foices & Feitiços [Review]

Alguns dias (mais de um mês) atrás, chegou aqui em Rondonarnia o meu exemplar do sistema Foices & Feitiços, escrito por Marcelo Paschoalin e lançado pela Letra Impressa através de financiamento coletivo no Catarse, onde atingiu 344% de sua meta inicial, sendo assim disponibilizado de forma totalmente gratuita para download em seu formato PDF (link no final do artigo).

E agora eu escrevo minha opinião sobre o livro e o sistema para você decidir se baixa ou não o arquivo PDF.

capa livro rpg foices & feitiços 300x426Foices e Feitiços

“Pelos deuses, o que foi agora?,” perguntou ela, recuando um pouco ao ver
minha expressão.
“Pisei numa placa de pressão,” admiti. “Há uma armadilha aqui, e vai
disparar se eu me mover.”

O sistema já se descreve logo na capa do livro básico: Regras tradicionais para jogos de RPG ambientados em cenários clássicos de fantasia heroica. E esse é o resumo perfeito do que o Foices & Feitiços te oferece.

Tendo como inspirações o  Chainmail (sim, o clássico jogo que deu origem ao Dungeon & Dragons), D&D clássico e um retroclone francês chamado  Epées et Sorcellerie, Foices & Feitiços tem regras simples e encoraja um modo de jogo no mais puro estilo Old School.

Usando dados comuns de seis lados para testes, o sistema preza pela rapidez e facilidade de cálculos, tem valores reduzidos e poucas características, as fichas dos personagens serão preenchidas com rapidez e vocês não vão ter que esperar três sessões só fazendo fichas para só então jogar.

grupo herois foices & feitiçosVocê pode escolher entre as quatro raças clássicas (humano, anão, halfling e elfo) e quatro classe também clássicas (guerreiro, sacerdote, ladrão e feiticeiro), mas o sistema simples de perícias e habilidades permite que você emule várias outras classes de personagem.

O livro ainda conta com regras para que seu personagem tenha seguidores, o que pode ser bem útil para carregar sua armadura, limpar sua espada, organizar seu grimório ou servir de isca pro dragão enquanto você foge.

dragao foices & feitiços 244x374A lista de equipamentos é pequena, mas efetiva. Você vai jogar RPG, não enfeitar uma árvore de natal!

O combate conta com regras rápidas e mortais, com opções de estilos de luta para quem gosta e mais de 130 magias diferentes!

O bestiário trás mais de sessenta criaturas, variando entre tradicionais e novidades.

Claro que o mestre não precisa seguir todas as fichas do bestiário com extrema exatidão, senão não tem graça. Mas tem bastante bicho pra trucidar atrapalhar seus jogadores.

Ainda tem algumas dicas para os mestres e uma aventura pronta, pra você já começar a jogar!

Uma Nota Sobre Gênero

Uma coisa que achei bastante interessante no livro é que o autor optou por fexionar para o gênero feminino quando se refere a quem está jogando ou conduzindo a aventura, por isso, no livro vemos “jogadoras” e “mestra” invés de suas correspondentes masculinas como estamos acostumados.

O real motivo de o autor decidir escrever assim eu desconheço. Pode ser uma homenagem, por respeito às mulheres ou só pra fazer diferente, mas eu realmente gostei de ver como o mundo pode ser feminino sem que isso doa a alguém.

Pode acontecer de aparecer um ou outro se sentindo ofendido com isso? Claro, sempre existe a possibilidade. Mas isso é problemas deles!

Compre seu Foices & Feitiços impresso!

Baixe Foices & Feitiços de Graça!

Baixe a ficha também!

Oneiros
(en)Rolador em Rolando Dados
Formado em Sistemas de Informação, amante de culinária e RPGista desde 1999, mestre desde... nem se lembra, conhecedor e pesquisador de sistemas de RPG, tem o estranho costume de falar sobre ele mesmo na terceira pessoa... o.O
Oneiros on FacebookOneiros on GoogleOneiros on InstagramOneiros on PinterestOneiros on TwitterOneiros on Youtube