quinta-feira , 27 abril 2017
Início > Blog > Card e Tabuleiro > Card Games > Juramento das Sentinelas – As Novas Mecânicas
juramento-das-sentinelas

Juramento das Sentinelas – As Novas Mecânicas

Juramento das Sentinelas é a segunda e última parte da saga Batalha por Zendikar, expansão de Magic The Gathering que será lançada mês que vem. Como já de costume, uma nova expansão significa novas mecânicas, então, vamos a elas.

Mana Incolor

mana incolorOk, agora mana incolor tem símbolo próprio, é essa belezinha ai do lado.

Aí você me pregunta “mas mana incolor não é representado por números ou X no círculo cinza?”, sim. E isso pode gerar uma certa confusão, mas agora esse mana em números será chamado mana genérico, enquanto o mana incolor só poderá ser pago com mana incolor.

Isso mesmo, você não pode mais usar mana de qualquer cor para pagar o mana incolor, e sim apenas o mana incolor. Mas o mana genérico continua sendo de qualquer cor, inclusive incolor… confuso? Calma que você pega o jeito.

Com isso tudo, temos também um novo terreno básico, o Ermo. Mas calma, pois o Ermo é um terreno básico sem tipo de terreno, ou seja, ele não conta como tipo de terreno para qualquer fim.

Então, em resumo:

  • mana1 = mana genérico (pode ser pago com qualquer cor de mana, inclusive incolor);
  • manaC = mana incolor (só pode ser pago com mana incolor).

Companheiro

companheiroOs aliados estão mesmo trabalhando juntos contra os terríveis Eldrazi. Para usar a habilidade Companheiro, você terá que virar a criatura com esta habilidade e outro aliado que você controla.

Já o efeito disso você terá que ler atentamente na carta, visto que cada carta com Companheiro tem um efeito diferente.

Atente para o seguinte: A criatura com Companheiro que você vai acionar não pode estar em “enjoo de invocação”, mas o outro aliado pode, visto que a habilidade não é dele.

Suporte

Suporte N significa basicamente “coloque um marcador +1/+1 em cada uma até N criaturas”.

Para conjurar Ombro a Ombro, por exemplo, você pode escolher duas criaturas alvo, apenas uma ou até nenhuma, simplesmente para comprar um card em uma hora de desespero.

Já no caso de Cavalaria de Cervos-de-clareira você não pode escolher ela mesma como alvo, já que o texto diz outras criaturas alvo.

suporte suporte1

Acho que você já percebeu, mas não custa reforçar: é um marcador por criatura alvo, portanto, nada de escolher a mesma criatura várias vezes como alvo.

Surto

Mágicas com surto têm um custo alternativo (geralmente menor que o normal) que pode ser usado caso você, ou um colega de equipe, já tenha conjurado outra mágica nesse mesmo turno.

O bacana é que não importa o que tenha acontecido com a outra mágica (ela pode ter sido anulada ou não, podendo ainda, inclusive, estar na pilha), se alguém da sua equipe (incluindo você) tenha jogado uma mágica qualquer esse turno, você se beneficia do surto.

surto1 surto2

Cartas com benefícios extras vindos do surto, como o Tirano de Valakut, só podem usar essa mamata quando são jogadas como mágica e pagando o custo de surto. Se você retornar o Tirano de Valakut do seu cemitério para o campo de batalha, por exemplo, ele não vai causar os três pontos de dano.

Outro lembrete: No modo Commander, mesmo que você se alie com outro jogador para derrotar alguém, ele não é seu colega de equipe… até porque depois de derrotar o inimigo em comum vocês vão se pegar na porrada, não é mesmo?

Juramento das Sentinelas

juramento-das-sentinelas-logojuramento-das-sentinelas-symbol

Juramento das Sentinelas fecha o bloco Batalha por Zendikar, terá 184 cartas e será lançado dia 22 de janeiro (pré-lançamento 16 e 17 de janeiro).

Oneiros
(en)Rolador em Rolando Dados
Formado em Sistemas de Informação, amante de culinária e RPGista desde 1999, mestre desde... nem se lembra, conhecedor e pesquisador de sistemas de RPG, tem o estranho costume de falar sobre ele mesmo na terceira pessoa... o.O
Oneiros on FacebookOneiros on GoogleOneiros on InstagramOneiros on PinterestOneiros on TwitterOneiros on Youtube