quinta-feira , 30 março 2017
Início > Blog > Card e Tabuleiro > Magic – A Evolução dos Terrenos Básicos

Magic – A Evolução dos Terrenos Básicos

O Magic evoluiu um bocado nos últimos anos. Mas se tem uma coisa que não mudou desde o começo são os terrenos básicos. Bem, na verdade…

Enquanto os terrenos básicos não tiveram mudança alguma no modo de jogá-los, eles tiveram várias mudanças no seu visual! Não só nas novas artes dos terrenos em quase todas as expansões lançadas, mas também no layout das cartas em si tem mudado através doa anos.

Vamos fazer uma pequeno viagem no tempo e ver o que mudou. Como exemplo, vamos apenas pegar o melhor terreno que existe – Ilha. (Não que eu seja preconceituoso nem nada.)

[Oneiros: Eu não concordo. Prefiro a Floresta!]

ilha-alpha

Aqui está – do set que começou tudo isso. Essa foi a ilha que conjurou a primeira Contramágica. Toda a mana azul atualmente existente no Multiverso são, na verdade, as lágrimas de alegria que os magos azuis derramaram quando conjuraram seu primeiro Ancestral Recall usando essas ilhas!

Em Limited Edition (Alpha), os terrenos básicos te diziam exatamente o que você fazia com eles: Vire para adicionar uma mana à sua reserva de mana. Bem simples.

ilha-revised

Com Revised Edition, os terrenos básicos mudaram um pouco. Nós começamos a usar o T diagonal mana_t_older para simbolizar o “virar”.

ilha-quarta-edição

Quarta Edição trouxe consigo o extravagante símbolo de “virar” mana_t_old. Ilhas (e todos os outros terrenos) tiveram um doce upgrade.

ilha-sexta-edição

Sexta Edição teve uma grande e bela mudança: Terrenos Básicos simplesmente tem o símbolo de mana no lugar do texto de regras. Elegante, simples, lindo!

ilha-oitava-edição

A mudança aqui é sutil. Você consegue perceber? A mana azul ganhou um leve sombreamento e uma sombra! Todas os nossos símbolos de mana ganharam esse pequeno upgrade na Oitava Edição.

Daí em diante, os terrenos básicos têm sido basicamente (trocadilho!) a mesma coisa. Ilhas e os outros quatro tipo de terreno básico são o pilar para a construção de um deck em Magic. Agora, em Batalha por Zendikar, assim como na original Zendikar, elas estão disponíveis em cartas full-art.

ilha-batalha-por-zendikar

Talvez agora você jogue seus terrenos básicos com um pouco mais de apreciação.

Este arquivo é uma tradução livre no artigo original Evolution of The Basic Land.

Adicional do Oneiros:

O artigo original não menciona alguns terenos. Talvez por não fazer parte do lore original do Magic, mas achei legal adicionar aqui.

Trata-se das ilhas da famigeradas edições Unglued e Unhinged.

Como você pode perceber, muito antes de Zendikar, lá em 1998, Unglued já nos brindava com os belos terrenos full-art com um layout completamente novo e exclusivo de Unglued, que, aliás, acho muito injusto colocar apenas a ilha, então vou colocar logo todos aqui:

planicie-unglued ilha-unglued pantano-unglued montanha-unglued floresta-unglued
Clica nas imagens que elas crescem!

E com Unhinged, de 2004, a full-art ficou ainda mais full, tirando até o símbolo de mana para dar mais espaço para a ilustração:

planicie-unhinged ilha-unhinged pantano-unhinged monatnha-unhinged floresta-unhinged

Arte de capa: Island by Rob Alexander

E aí, gostou do artigo? Comente e deixe sua opinião. É muito importante para mim, e…

Excelsior!

Oneiros
(en)Rolador em Rolando Dados
Formado em Sistemas de Informação, amante de culinária e RPGista desde 1999, mestre desde... nem se lembra, conhecedor e pesquisador de sistemas de RPG, tem o estranho costume de falar sobre ele mesmo na terceira pessoa... o.O
Oneiros on FacebookOneiros on GoogleOneiros on InstagramOneiros on PinterestOneiros on TwitterOneiros on Youtube
'