quinta-feira , 22 junho 2017
Início > Blog > Magic – As Habilidades Não Usadas

Magic – As Habilidades Não Usadas

Nem tudo são flores no mundo do game design, meu amigo. Muitas coisas são pensadas, imaginadas, propostas, testadas e, por fim, descartadas sem nem ao menos terem a chance de mostrar sua cara ao mundo.

No Magic The Gathering isso não é diferente. Quando você compra o booster da mais nova expansão lançada, o povo da Wizards já trabalhou muito encima daquelas cartas. Mas as paredes têm ouvidos e o povo é curioso, assim, nós sempre acabamos sabendo de coisas que não devíamos saber, como as habilidades nunca usadas no Magic.

Double-tap (Virar duplo)

double-tap

Durante a elaboração de Time Espiral, a equipe de Pesquisa e Design tentou incrementar essa palavra-chave, mas ela nunca chegou a realmente ser usada. Double-tap teria um símbolo novo, assim como “virar” e “desvirar”, que nunca chegou a ser elaborado.

Criaturas com double-tap poderiam ser viradas duas vezes em um mesmo turno. Na primeira vez, ela seria virada normalmente, ficando virada em 90º. Já da segunda vez ela ficaria “de cabeça pra baixo”. Criatura só desviram uma vez a cada fase de desvirar, logo, uma criatura com double-tap demoraria dois turnos para ser devidamente desvirada.

Claro que a criatura precisaria de algo que compensasse o double-tap. Na prática, ficou inviável e chato usar o double-tap. Os jogadores de teste viravam a criatura duas vezes no primeiro turno, depois viravam apenas uma vez o resto do jogo.

Last Strike (Último Golpe)

Ao contrário de Iniciativa, criaturas com Last Strike causariam dano de combate depois das criaturas sem Iniciativa, ou seja, depois das criaturas normais.

Mark Rosewater, Designer Chefe do Magic na Wizards, tentou enfiar o Last Strike em algumas cartas de Visão do Futuro, mas o chefe da equipe de Gestão de Regras, Mark Gottlieb, cortou a ideia, assim como o Triple Strike a seguir, alegando que isso tornaria a fase de combate muito complexa e demorada.

Mark Rosewater disse que ainda tem esperança de usar essas habilidade no futuro. Ô bicho teimoso!

Triple Strike (Golpe Triplo)

Resumidamente, criaturas com Triple Strike causariam o dano de Iniciativa, o dano normal de combate e o dano de Last Strike.

A habilidade foi cortada do jogo pelo mesmo motivo citado em Last Strike.

Forbidden (Proibido)

forbidden

Cartas com Forbidden começariam o jogo em exílio. Sim, você não poderia ter elas no grimório, mas isso complicaria um pouco a vida dos juízes e jogadores, uma vez que o grimório teria que ser conferido sempre antes de cada partida para garantir que as cartas Proibidas estava em exílio.

Mark Rosewater projetou essa habilidade para retratar os seres que estavam presos na Câmara Infernal e saíram em Retorno de Avacyn.

Algumas outras cartas permitiriam que o jogador embaralhasse as cartas com Forbidden no grimório durante o jogo. Mas durante os jogos de teste foi perceptível como era complicado aplicar a habilidade em jogo, então Forbidden foi substituído pelos Milagres.

Link (Elo)

Ken Nagle, designer e desenvolvedor de Magic, elaborou essa habilidade estática durante o desenvolvimento de Nova Phyrexia. Inspirado pelo B.F.M. (Big Furry Monster) da famigerada Unglued, Link funcionaria mais ou menos assim:

Você precisaria ter duas cartas com Link, uma sendo o lado esquerdo e outra sendo o lado direito, cada uma teria um custo de mana, mas para conjurar, você “juntaria” as duas cartas, pagando o custo de mana somado das duas cartas, e faria uma mágica só, “costurada”. Entendeu?

Vamos ver se eu consigo demonstrar:

CHO GALL

Para conjurar qualquer uma dessas duas cartas, você precisa ter as duas cartas na mão, pagar o custo de mana das duas e, em termos de regra, você estará conjurando apenas uma mágica de criatura, que pode ser anulada, fazendo com que as duas cartas vão para o cemitério. Caso você consiga conjurar, você terá Cho’Gall, uma criatura vermelha, preta e verde, 3/7 do tipo Ogro Guerreiro Mago com Golpe Duplo e Manto, e você pagou mana3manaRmanaRmanaBmanaU. As duas cartas ficam “lincadas” enquanto estiverem em jogo. (Ok, eu sei que a criatura ficou uma bosta, mas era só para exemplificar a habilidade.)

A ideia era que você pudesse usar qualquer lado esquerdo com qualquer lado direito para formar criaturas das mais variadas possíveis, mas foi exatamente esse o problema. Imagina o trabalho que ia dar projetar cartas com Link que não entrassem em conflito com nenhuma outra carta com Link? Pois é, por isso essa habilidade também foi cortada!

Enfim…

Essas são algumas das habilidades que o pessoal da Wizards acabou não usando no Magic, devem existir inúmeras outras com os mais variados efeitos e problemas que nós nunca veremos no jogo. Agora dá pra entender porque eles demoram tanto para lançar cada expansão, né?

Gostou do artigo? Dê sua opinião, comente, é muito importante para mim!

Excelsior!

Oneiros
(en)Rolador em Rolando Dados
Formado em Sistemas de Informação, amante de culinária e RPGista desde 1999, mestre desde... nem se lembra, conhecedor e pesquisador de sistemas de RPG, tem o estranho costume de falar sobre ele mesmo na terceira pessoa... o.O
Oneiros on FacebookOneiros on GoogleOneiros on InstagramOneiros on PinterestOneiros on TwitterOneiros on Youtube