quarta-feira , 18 outubro 2017
Início > Blog > Card e Tabuleiro > Magic – As Mecânicas de Sombras em Innistrad

Magic – As Mecânicas de Sombras em Innistrad

Estamos de volta a Innistrad, o plano mais sombrio e macabro já apresentado do multiverso de Magic: the Gathering. E agora temos ainda mais sombras em Innistrad… se é que isso é possível.

Para retratar esse novo período perturbado de Innistrad, temos novas mecânicas e mecânicas que já são velhas conhecidas, mas com algumas pequenas diferenças.

Cards Dupla Face

Lembra das cartas de face dupla de Innistrad? Elas voltaram. Agora teremos ainda mais criaturas de transformando, desde anjos até vampiros passando por clérigos e monstros. Basicamente é aquela mesma coisa: Você precisa ter um card coringa marcando qual Card de Dupla Face é aquele na sua mão. Você baixa ela pagando seu custo de mana e, quando um efeito é ativado, ele se transforma e você vira a cartinha.

Atormentadora Elusiva Névoa Insidiosa

Veja bem, quando uma criatura se transforma, ela não sai de jogo, logo, ela mantém todos os marcadores, encantamentos, etc. Ela também não sofre enjoo de invocação por se transformar.

Além disso, fizeram algumas alterações na mecânica do Transformar:

  • O reverso de um card de face dupla tem o custo de mana convertido de sua face, mas a cópia de um reverso tem custo de mana igual a 0.
  • Se algum efeito manda você colocar um card no campo de batalha transformado, e esse card não é um Card de Face Dupla, ele permanece onde está. Exemplo:
    • Se você tem um Clone que copia o Jace, Prodígio de Vryn, e usa a sua habilidade com mais de cinco cards no seu cemitério, ele ira ser exilado, mas na hora de entrar no campo de batalha transformado ele não entra, pois não tem um reverso, era apenas uma cópia da face. Sim, o Clone continua exilado.
  • Se um Card de Dupla Face tem uma habilidade ativada ou desencadeada que o transforma, aquela permanente só se transforma se não tiver se transformado desde que a habilidade foi colocada na pilha. Exemplo:
    • Você ativa a habilidade de Atormentadora Elusiva e depois a ativa novamente em resposta. A primeira habilidade a ser resolvida fará com que Atormentadora Elusiva se transforme, como esperado. Mas a segunda habilidade não o fará, pois Atormentadora Elusiva já se transformou por causa da primeira habilidade.

Delírio

Delírio é uma habilidade que determina cards que ficam melhores se você tiver quatro ou mais tipos de cards no seu cemitério. Os tipos que você pode contabilizar com Delírio são artefato, criatura, encantamento, mágica instantânea, terreno, planeswalker, feitiço e tribal. Não conte os supertipos (básico, lendário, etc.) nem os subtipos (Vampiro, Equipamento, etc.). Não importa a quantidade de cards no seu cemitério, apenas a quantidade de tipos, logo, se você tem uma criatura encantamento, um planeswalker e um terreno, já tem quatro tipos de card em seu cemitério.

engolidor de almas

Investigar

Investigar é uma nova ação de palavra-chave de Sombras em Innistrad. Para investigar, você coloca no campo de batalha uma ficha de artefato incolor do tipo Pista com “[2], Sacrifique este artefato: Compre um card.”. Simples, né?

Inspetor de Thraben Lente de Aumento clue-token

Loucura

Essa habilidade é uma coisa de louco (ok, desculpa pela piadinha). Você se lembra da habilidade Loucura lá de Tormenta? Então, ela voltou, mas está um cadin diferente.

Um card com Loucura, quando descartado, é exilado invés de ir para o seu cemitério. Quando isso acontece, você pode pagar o custo de loucura e conjurá-lo. Mesmo que seja um card de criatura, se for descartado, você pode pagar o custo de loucura e, quem sabe, conjurar um bloqueador surpresa durante a fase de ataque do seu adversário. Mas você precisa de algo que o faça descartar, não pode simplesmente descartar o card só porque quer.

Só o Vento

Veja bem, agora o card com Loucura é descartado para o exílio mesmo que você não pague seu custo de loucura, o que antes não acontecia (lembra do Rizowalla Preguiçoso?).

Esquivo

Essa é a mais nova habilidade de quem não gosta de ter suas criaturas bloqueadas. Sabe, igual voar, sombra, intimidar, etc. Uma criatura com Esquivo não pode ser bloqueado por criaturas com o poder maior que o seu.

Atente para o seguinte: o poder de ambas as criaturas, tanto a com esquivo quanto a bloqueadora, são considerados no momento em que são definidos os atacantes e defensores. Se o poder de qualquer uma for alterado depois disso, o bloqueio se mantém.

Espectro de Brejolonge

Você pode atacar com o Espectro de Brejolonge, por exemplo, e ele só poderá ser bloqueado por criatura com, no máximo, 1 de poder. Depois da declaração de bloqueadores você pode aumentar o poder do Espectro e causar ainda mais dano.

Aí vem aquele chato e baixa Membrana Etérea só pra estragar a sua felicidade.

Sombras em Innistrad

sombras-em-innistrad-logosombras-em-innistrad-simbolo

Sombras em Innistrad será lançada dia 08 de abril (pré-lançamento 2-3 de abril) e terá 297 cartas para você se deliciar.

Excelsior!

Oneiros
Autor em Rolando Dados
Formado em Sistemas de Informação, amante de culinária e RPGista desde 1999, mestre desde... nem se lembra, conhecedor e pesquisador de sistemas de RPG, tem o estranho costume de falar sobre ele mesmo na terceira pessoa... o.O
Oneiros on DeviantartOneiros on EmailOneiros on FacebookOneiros on GoogleOneiros on InstagramOneiros on PinterestOneiros on TwitterOneiros on Youtube