sexta-feira , 22 setembro 2017
Início > Blog > RPG > Odú RPG – Rolando Búzios no Lugar dos Dados!

Odú RPG – Rolando Búzios no Lugar dos Dados!

Quando Jorge Valpaços do Lampião Game Studio falou pro Felippe Bardo que o tema do mês do encontro de jogos analógicos que ele estava organizando era “África”, Felippe ficou empolgado e decidiu criar um jogo, o Odú RPG.

Percebendo que, apesar de boa parte da nossa cultura ser influenciada pela cultura afro-descendente, a religião yorubá é pouco conhecida aqui no Brasil, resolveu que uniria seu hobby, o RPG, com a cultura afro-brasileira e sua mitologia.

E não é que ficou legal?

Odú RPG

O Odú RPG é, exatamente como qualquer outro RPG, um jogo de contar histórias, onde um grupo de amigos interpreta papéis e rola dados para decidir seu seu personagem conseguiu ou não fazer algo mais difícil.

Mas no Odú RPG você não vai rolar dados!

O mestre, aqui chamado Babalawó, conduz a história e usa um oráculo de ifá (caurís, ou búzios) que decide o rumo que os personagens dos jogadores, ou Elégùns, vão tomar.

Sempre que houver uma cena em que há dúvidas sobre o que vai acontecer, o Babalawó rola quatro caurís e analisa o resultado: Quanto mais caurís abertos no resultado, melhor.

O Babalawó ainda vai poder, se quiser, interpretar a forma que os caurís formaram. Mas para isso ele vai ter que conhecer um pouco mais o ifá.

A Ficha de Elégùn

Cada Elégùn tem sua ficha, onde ficam marcadas suas características, como os atributos, que são quatro: Emi (Espírito), Ará (Corpo), Ori (Mente) e Asé (Poder).

O Elégùn já começa com 1 ponto em cada atributo e distribui mais 4 entre eles, sendo 4 o valor máximo para um atributo.

Na ficha, o jogador ainda vai anotar o valores de Lodi (essência), que é a soma de Ori e Asé, e o valor de Ilera (Saúde), que é a soma de Emi e Ará.

Para cada ponto em um atributo, o jogador cria um fundamento (uma frase) relacionado ao atributo, que é mais ou menos a mesma coisa que os aspectos do FATE.

Sempre que um Elégùn tiver uma caída (teste) e não gostar do resultado, pode refazer a caída gastando um ponto de Lodi. Mas se ele puder invocar um fundamento relacionado àquele atributo, não precisa gastar Lodi para refazer a caída.

oxossi odu rpg 300x200
Oxossi

Cada personagem, sendo Elégùn, tem um Orixá, e isso define um tabu e um domínio que determinam os itans do elégùn.

Os itans são como fundamentos, mas exclusivos do atributo Asé, e quando invocados consomem Lodi e Ilera, pois exigem muito da mente e do corpo do personagem para trazer sua ancestralidades à tona.

E esse é o resumão do sistema. Eu achei muito interessante. Se você ficou curioso, pode baixar o sistema no botão aí embaixo e ser feliz. E aproveite pra baixar também o mini cenário Malandros & Pombagiras!

Baixe Odú RPG!

Baixe Malandros & Pombagiras

E muita Asé!

Oneiros
Autor em Rolando Dados
Formado em Sistemas de Informação, amante de culinária e RPGista desde 1999, mestre desde... nem se lembra, conhecedor e pesquisador de sistemas de RPG, tem o estranho costume de falar sobre ele mesmo na terceira pessoa... o.O
Oneiros on DeviantartOneiros on EmailOneiros on FacebookOneiros on GoogleOneiros on InstagramOneiros on PinterestOneiros on TwitterOneiros on Youtube
  • Felippe Bardo

    Obrigado pela resenha, espero que tenha curtido o jogo!