sábado , 22 julho 2017
Início > Blog > RPG > LARP > Ouça No Volume Máximo

Ouça No Volume Máximo

“OUÇA NO VOLUME MÁXIMO FOI UMA DAS MAIORES BANDAS DA HISTÓRIA DA MÚSICA. VOCÊS VENDERAM MILHÕES DE ÁLBUNS, LOTARAM ESTÁDIOS AO REDOR DO MUNDO, TIVERAM SUA IMAGEM ESTAMPADA À EXAUSTÃO EM CAPAS DE REVISTAS E SE TORNARAM MILIONÁRIOS.”

Alguns dias atrás meus amigos e eu resolvemos tirar a poeira do meu Ouça No Volume Máximo, que estava lacrado na estante há um bom tempo, e ver como se resolveria essa reunião de uma banda tão famosa e separada há quinze anos.

Resultado? Nos divertimos muito! Esse jogo do Luiz Prado é simples, mas genial… ou simplesmente genial!

Como dito no começo do artigo, Ouça No Volume Máximo era uma banda famosíssima (o estilo da banda é por sua conta) que se desfez quinze anos atrás. Agora, um dos membros (sorteado no começo do jogo) resolveu marcar uma reunião para tentar retomar as atividades da banda com seus antigos companheiros, mas nem tudo são flores.

Um dos jogadores (também sorteado) terá pego uma carta de motivação dizendo que ele não está muito afim de retomar a banda. Os motivos, novamente, é por sua conta.

O jogo se desenrola justamente sobre essa reunião. Cada jogador sorteia o instrumento que tocava na finada banda e encarna o antigo músico que hoje pode ser um cantor solo, ter outra banda, ter desistido da música para trabalhar com o que realmente ama, cuidar de sua família ou ainda ter sucumbido ao vício em drogas, álcool, sexo, etc…

Um RPG Sem Ficha e Sem Dados

Exatamente. Ouça No Volume Máximo é na verdade um LARP, não tem dados a serem rolados e nem mesmo fichas de personagem. Os jogadores decidem em conjunto o estilo da extinta banda e cada um interpreta um personagem criado em sua cabeça. Não há tabuleiros, nem testes, não há combate, não há monstros a serem derrotados, apenas os interiores de cada personagem, que podem acabar espelhando características psicológicas do próprio jogador… mas isso é assunto para outro artigo.

Cada sessão de jogo deve durar, como recomendado no manual, uma hora exatamente. Ao final, os ex-integrantes da banda podem decidir reunir a banda e voltar aos palcos, não reunir a banda e cada um tocar sua vida ou podem nem ter decidido nada, mas discutido vários assuntos de seu tempo de fama, acusando, brigando (apenas de brincadeira, por favor), perdoando ou não. O importante é encarnar o personagem e pensar como ele agiria a cada verdade revelada.

But The Memories Remains

Por falar em verdade, aí está uma das pouquíssimas regras do jogo. Se um jogador levantou uma verdade, ela não pode ser contrariada. Se alguém disse que aconteceu, aconteceu!

Isso gera um gameplay surpreendentemente fantástico, já que você nunca sabe o que o outro jogador vai falar. No meu caso, por exemplo, teve membro da banda saindo com mulher de outro membro, música roubada, tráfico de drogas, morte de um membro da formação original do banda e até um caso afetivo de um dos músicos com uma cabrita.

E ainda tem as cartas de memória, que devem ser evocadas durante o jogo e inseridas na conversa, dando ainda mais aleatoriedade e surpresa ao jogo. Quando um jogador deseja dar uma carta de memória a outro jogador, ele deve olhar esse jogador no olhos e cantar o refrão de um dos antigos sucessos da banda, então entrega uma carta de memória ao jogador “alvo” sem olhar a carta, que deverá ser inserida na conversa pelo jogador que a recebeu em sua próxima fala.

O jogo propõe que o clima seja mantido sério, pois muitas mágoas e sentimentos são cutucados numa reunião dessa. Infelizmente (ou felizmente), quando joguei não deu pra evitar o clima cômico, ainda assim o jogo rolou muito bem e todos os jogadores adoraram. Tanto que ignoramos outra regra e acabamos jogando umas três horas seguidas.

O nosso querido Elfo já fez um review em vídeo sobre o Ouça No Volume Máximo, veja:

Ouça no Volume Máximo… e divirta-se!

Comprando o jogo na loja da RedBox você recebe no conforto da sua casa:

  • Livro de regras (16 páginas em papel couchê)
  • 7 cartas de integrantes da banda
  • 7 cartas de disposição inicial
  • 11 cartas de memórias
  • Tudo isso numa caixinha formato 12×12, o mesmo dos encartes de cds!

…E NÃO É SÓ ISSO…

… você ainda vai se divertir muito com seus amigos e família!

Infelizmente, a RedBox não tem mais o Ouça No Volume Máximo em sua loja virtual…

Mas você ainda pode baixar as regras de forma totalmente gratuita e legal (disponibilizada pela própria Unza Editora) e ainda se divertir muito. Para isso é só clicar no botão ali em baixo.

“OUÇA NO VOLUME MÁXIMO FOI UMA DAS MAIORES BANDAS DA HISTÓRIA DA MÚSICA. VOCÊS VENDERAM MILHÕES DE ÁLBUNS, LOTARAM ESTÁDIOS AO REDOR DO MUNDO, TIVERAM SUA IMAGEM ESTAMPADA À EXAUSTÃO EM CAPAS DE REVISTAS E SE TORNARAM MILIONÁRIOS.” lguns dias atrás meus amigos e eu resolvemos tirar a poeira do…

Notas

Cenário
Facilidade
Originalidade
Criatividade

Nota Final

User Rating: Be the first one !
Oneiros
(en)Rolador em Rolando Dados
Formado em Sistemas de Informação, amante de culinária e RPGista desde 1999, mestre desde... nem se lembra, conhecedor e pesquisador de sistemas de RPG, tem o estranho costume de falar sobre ele mesmo na terceira pessoa... o.O
Oneiros on FacebookOneiros on GoogleOneiros on InstagramOneiros on PinterestOneiros on TwitterOneiros on Youtube