sexta-feira , 24 março 2017
Início > Blog > Livros > Review – 7th Sea: Second Edition

Review – 7th Sea: Second Edition

Sejam bem vindos ao 7th Sea, um mundo de espada e feitiçaria, pirataria e aventura, diplomacia e intriga, arqueologia e exploração. É um mundo de mosqueteiros, bucaneiros e corsários, feitiçaria antiga e civilizações perdidas, segredos que se escondem nas sombras, e monstros que se escondem em plena vista.

7th sea

7th Sea é basicamente isto, um mundo fantástico sobre aventuras marítimas, cheio de mistérios, intrigas e conspirações. Criado por John Wick um já consagrado game designer, criador também de outros sistemas de RPG maneiríssimos como: Legend of The Five RingsOrkworld.

7th Sea está em sua segunda edição e foi trazido a vida novamente por financiamento coletivo no KickStarter, onde inicialmente pedia menos de $40.000 e conseguiu arrecadar $1,316,813.00.

Sistema

O sistema é bem parecido com o da primeira edição, o chamado “Roll and Keep” mas desta vez com uma pequena melhoria. Os jogadores utilizam uma quantidade de dados D10 para os testes, o número vai depender dos atributos e habilidade do personagem , antes os jogadores selecionavam um numero de dados para representar a sua rolagem, agora os jogadores somam os resultados dos dados e a cada 10 você consegue um “Raise” por isso o sistema de rolagem é chamado de “Roll and Raise”.

Mas o que eu faço com cada “Raise” que eu conseguir? Simples, existe uma 7th_sea_3pequena tabela com alguns resultados para a sua rolagem, que você pode comprar com seus “Raises”, Você os usa para realizar o que está tentando, superar as consequências, aproveitar as oportunidades, criar oportunidades para outros heróis, e infligir ferimentos.

O único problema é que no meu entendimento a regra diz “O que você for fazer este turno, role os dados, guarde os “Raises” e gaste eles apenas nessa ação”. O que reduz os “Raises” apenas para aquela função na rodada e apenas para essa narrativa momentânea não importando se mais alguém quer interagir ou counterar a sua ação.

Esta falta de dinamismoacabou me incomodando bastante durante o jogo!

Cenário

O sistema se passa no continente de Théah, é um continente onde toda a acção de 7th sea se passa, o próprio sistema conta que existem várias similaridades  com a Europa do século 17. Liderada por uma série de nações onde cada uma traz sua própria história e cultura, durante o jogo você vai perceber que muitas delas são parecidas com nações da Europa da nossa terra, o que acaba sendo mais fácil de se familiarizar e aprender sobre Théah.

Magia

A magia é poderosa e real em Theáh. Perigosa e poderosa, cada tipo exigindo seu próprio custo único. É uma disciplina que nem todos podem, ou devem, tentar dominar, mas quando conseguem, podem mudar o destino das nações.

A Igreja Vaticínio

Principal religião de Theáh, A Igreja dos Profetas, ou A Igreja Vaticínio tem muitos elementos semelhantes ao catolicismo europeu, mas também algumas diferenças filosóficas fundamentais. Além de uma iconografia ligeiramente diferente, a Igreja abraça a ciência como um meio de compreender o mundo do Criador, e incentiva a proliferação de conhecimento através de escolas e universidades.
Por causa de seus esforços, os cidadãos de Théah fizeram várias descobertas científicas que não ocorreriam na Terra até séculos mais tarde.
Infelizmente, a Igreja tem um lado mais escuro. Theáh apenas saiu de 30 anos da “Guerra da Cruz” uma luta entre o tradicional Vaticineos e um movimento de reforma conhecido como Objectionism”. A guerra envolveu todas as nações do continente, e deixou o país de Eisen em pedaços. Como se isso não fosse ruim suficiente, a Inquisição adquiriu poder dentro da Igreja, ameaçando transformá-lo em um instrumento de terror. Só o tempo dirá se eles terão sucesso.

Nações

As nações atuais de Theáh representam a totalidade do mundo civilizado. São elas:7th sea

Avalon: Verde e encantada, essa união de três reinos subiu recentemente para o primeiro plano da política de Theáh.

Castille: Sede da igreja Vaticínio, esta nação fértil recentemente caiu sob o ataque do Montaigne para o norte.

Eisen: A terra orgulhosa recuperando de uma guerra de 30 anos. Uma nação de veteranos, Eisen é também uma terra de horrores soltos por três décadas de assassinato em massa.

Montaigne: Uma das nações mais poderosas do Theáh, líder mundial em arte e cultura, mesmo quando seu Imperador esmaga a população sob seu polegar.

Sarmatian Commonwealth: Duas nações vinculadas por uma única coroa, a Commonwealth é uma monarquia democrática onde todas as pessoas são iguais, mesmo os reis.

Ussura: Uma nação dividida entre isolacionismo tradicional e um governante ambicioso que fará qualquer coisa para arrastar a sua nação para o futuro, não importa o custo.

Vestenmannavnjar: Uma nação de invasores e os senhores da guerra que conquistou economia do mundo martelando suas espadas e lanças em moedas.

Vodacce: O antigo berço da civilização, agora dividido entre sete príncipes mercantes cujos esquemas complexos alcançam todos os cantos do mundo.

Atributos

Traços são a base para resolver ações perigosas e arriscadas. Sempre que os resultados da ação de um personagem são incertos, olhe para os atributos do personagem como um ponto de partida para resolver a ação.
Traços descrever o quão rápido, ágil, forte, resistente e encantador seu herói é. Cada traço tem uma classificação: um número que indica a competência do seu herói em essa característica. Traços são normalmente classificados de 2 a 5. Quanto maior o grau, a mais forte característica do personagem. Seu herói tem cinco características.

Brawn – É a força e o poder físico do seu personagem!
Finesse – É a coordenação e a agilidade.
Resolve – É a força de vontade e resistência.
Wits – O Quão rápido o seu herói se move e pensa.
Panache – É o charme do seu herói.

Um Mundo a ser Explorado

7th Sea não é um sistema novo, a sua primeira aparição foi em 1999 e agora em 2016 o autor revive o sistema através da ajuda de milhares de colaboradores.

Eu não havia jogado a primeira edição, e agora apenas joguei o quickstart que ainda foi o inicio da nova edição, ele lembra muito o sistema do storygaming moderno, lembrando um pouco de Dungeon World no quesito de escolher os benefícios das ações com seus “Raises” e isso foi algo que eu gostei muito!

O jogo ainda está em desenvolvimento e em Pré-vendae espero que o jogo ainda amadureça mais vem suas mecânicas, mas não deixe de jogar se ter uma chance! 

 

7th_sea_2

Renan Neto
Jogador de RPG desde 2003, conhecedor de diversos sistemas.
Vim de terras distantes apenas para espalhar o amor e conhecimento pelo RPG.
Estudante de Game design, amante de comidas élficas, e apaixonado por RPGs independentes!
Renan Neto on FacebookRenan Neto on InstagramRenan Neto on Twitter
'