quarta-feira , 24 maio 2017
Início > Blog > Card e Tabuleiro > Board Games > RPGQuest Boardgame
RPGQuest

RPGQuest Boardgame

Junte um jogo de tabuleiro, RPG, Jornada do Herói, mitologia, alquimia e Kabbalah, adicione a autoria de Marcelo Del Debbio, misture bem e você tem o RPGQuest!

RPGQuest, o Retorno

Mas RPGQuest não era aquele RPG vendido em 2005? Era! Mas agora é um Jogo de Tabuleiro!

O RPGQuest foi um sistema de RPG simplificado lançado pela Editora Daemon na Bienal do Livro de 2006, e vendeu mais de 20 mil cópias, tendo 5 volumes publicados (Masmorras, Mitologia Grega, Templários, Oriental China e Oriental Reinos de Jade), um Módulo Básico e um Livro de Monstros. No RPGQuest Reinos de Jade tinha, inclusive, um compilado de regras para você jogar um War Game usando o RPGQuest como sistema.

Vendeu até 2010, quando as regras de distribuição em bancas de jornal foram radicalmente afetadas e muitas editoras fecharam as portas, levando inclusive ao fim da saudosa Dragão Brasil.

Agora o Marcelo Del Debbio (atual dono do Prêmio Jack Bauer do Catarse!) decidiu trazer o nome RPGQuest de volta à mesa, literalmente, como um jogo de tabuleiro, mas com um toque de RPG e muito misticismo no meio, pois, quem conhece o Marcelo, sabe que não poderia faltar isso num jogo dele, certo?

O cenário tem locais inspirados nas Esferas da Árvore da Vida da Kabbalah Hermética, com suas características e jogabilidades próprias, mais algumas regiões inspiradas na mitologia greco-romana.

O mapa é montado com essas regiões, que são compostas de vários hexágonos e que podem ser combinadas da forma que você bem entender, permitindo um quase infinito número de combinações a cada vez que se joga.

No RPGQuest você tem o modo cooperativo de jogo, onde todos os jogadores se ajudam para cumprir uma missão, e competitivo, onde é cada um por si e os deuses por todos!

Entre os personagens do jogo você poderá encontrar algumas figuras bem conhecidas (principalmente para os Rosa-Cruz), como Jacques de Molay, por exemplo.

Enfim, é muita coisa para explicar e é melhor você dar uma olhada lá na página do projeto no Catarse.

O que vem da caixa do RPGQuest?

Uma cacetada de coisas:

  • 20 Reinos Modulares, que podem ser encaixados de infinitas maneiras diferentes
  • 20 Locais de Interesse: 1 Castelo do Imperador, 4 Castelos e 4 Vilas (Bastões, Taças, Espadas e Moedas); 1 Mercado; 1 Árvore Élfica; 1 Torre dos Magos; 1 Templo dos Clérigos; 1 Guilda dos Ladrões; 1 Arena dos Guerreiros; o Labirinto do Rei dos Duendes; o Portal Misterioso; as Cavernas do Subterrâneo; o Acampamento Orc; o Cemitério Sombrio.
  • 15 Stand-ups de locais de interesse.
  • 12 Tokens de Monstros – Grandes Desafios
  • 44 tokens de Moedas: 16 de $100gp; 8 de $500gp; 16 de $1.000gp e 4 de $5.000gp
  • 30 Tokens de Monstros e Emboscadas, um saquinho de pano para sorteio.
  • 12 tokens de Mana; 18 tokens de marcação de dano; 4 tokens de Ações.
  • Tokens de Classe para aumento de Nível: Guerreiro, Clérigo, Ladino e Mago.
  • 120 Cartas: Cartas de Missões baseadas nos Arcanos do Tarot; Cartas de Missão; Personagens; Grandes Desafios; Artefatos; Cartas de Itens Mágicos; Missões Específicas; Rumores, Guildas e NPCs
  • 2 dados de 6 Faces; 1 Dado de 10 faces; 2 Meeples de Missões públicas.
  • 4 Pranchas de controle de Grupo; 4 Peões para representar os grupos; 8 Meeples de Ação.
  • Prancha de Marcação de Pontos de Vitória e Grandes Desafios.
  • Prança de Controle de Cidades, Vilas e Conselhos.
  • Manual de Jogo, claro!

 

Oneiros
(en)Rolador em Rolando Dados
Formado em Sistemas de Informação, amante de culinária e RPGista desde 1999, mestre desde... nem se lembra, conhecedor e pesquisador de sistemas de RPG, tem o estranho costume de falar sobre ele mesmo na terceira pessoa... o.O
Oneiros on FacebookOneiros on GoogleOneiros on InstagramOneiros on PinterestOneiros on TwitterOneiros on Youtube