sábado , 22 julho 2017
Início > Blog > RPG > Sistemas de RPG gratuitos

Sistemas de RPG gratuitos

Não sei você, mas eu comecei no RPG na época em que a banca era cheia de revistas sobre o assunto. Isso facilitava muito, até mesmo sistemas completos eram encontrados a baixo custo nas bancas… e olha que moro em Rondonárnia!

Hoje me parece que tudo ficou mais difícil, mais caro, menos acessível… mas nem tudo está perdido, meu caro amigo. Nem tudo está perdido.

Eu acredito que o RPG deve ser difundido aos mais longínquos cantos desse Brasil e, por isso, que resolvi fazer um belo apanhado de sistemas que te permitem começar a jogar, ou apresentar o RPG aos seus amigos, de forma completamente gratuita… e sem pirataria!

Tagmar 2

tagmar2

Tagmar é o primeiro RPG brasileiro e se orgulha muito disso. Muito anos depois de sua primeira edição, Tagmar ganhou uma segunda edição com um proposta: Ser simples, dinâmico e gratuito.

Com um cenário de fantasia medieval e um sistema simples, é uma ótima pedida para quem está começando.

Old Dragon

Old Dragon

Old Dragon é um sistema feito sobre o tão famoso e difundido D20. A grande diferença é que os autores tentaram resgatar aquele clima antigo dos primeiros RPGs, onde nem tudo precisava estar escrito no papel para poder ser feito e o bom senso dominava geral.

A versão Fast Play, disponível gratuitamente para download no site deles, já te permite jogar muitas sessões com seu grupo, tendo as clássicas raças e classes dos RPGs pioneiros… sim, estou falando de Dungeons & Dragons.

3D&T

3det

Sistema nacional (que recebeu uma revisão a poucos dias) nascido nas páginas da saudosa Dragão Brasil, o 3D&T significa Defensores de Tóquio 3ª Edição, e o propósito aqui era ser um RPG genérico e simples (algumas pessoas acham até muito simples), recheado do mais puro bom humor. Aqui você pode ter um grupo composto por um Sayiajin treinador de Pokemons que luta ao lado de um Power Ranger Ninja treinado na Vila da Folhae de um Lutador de Rua que busca vingança contra a Shadaloo e… deu pra entender, né?

A Jambô tem a versão física que sai por um valor muito simpático, mas se você quiser baixar a versão PDF pode ir lá no site deles e baixar sem pagar nem um centavo!

Daemon

daemon

Com a promessa de ser um sistema genérico e completo, o Sistema Daemon nasceu com o cenário de terror/investigação sobrenatural Trevas, conquistando uma horda de fãs, mas, infelizmente, parece ter sido esquecido atualmente.

Mesmo tendo nascido com Trevas, o Sistema Daemon pode ser utilizado em praticamente toda e qualquer mesa de RPG independente da ambientação. Meu grupo mesmo jogou anos a fio uma mesa de Fantasia Medieval utilizando o Sistema Daemon sem problemas.

O sistema, que tem um fã nesse que vos escreve, ainda tem suas regras disponíveis gratuitamente no site da Editora Daemon, além de milhares de netbooks de fãs.

Busca Final

busca final

Um sistema bem diferente dos clássicos “rola o dado” e coisas do tipo. Busca Final se propõe a criar uma história de heroísmo em um mundo onde a magia simplesmente sumiu, e é exatamente o motivo disso que os heróis estão tentando descobrir.

Usando cartas para montar as fichas de personagem, passado do herói construído durante o jogo e com o papel de líder passando rotativamente entre os jogadores, Busca Final promete uma dinâmica bem diferente e divertida para quem gosta de jogos mais indies.

Mighty Blade

mighty blade

Outro sistema nacional, esse produzido pela Coisinha Verde, que busca o espírito old school de se jogar RPG, mas sem nada de D20 aqui.

No mighty Blade também temos as raças e classes clássicas (classes clássicas, engraçado!), magia, combate, etc. Mas aqui os dados rolados são 2d6, a que se somam os atributos, faz-se a comparação com a dificuldade e

Tormenta RPG

tormenta

Tormenta é o cenário nacional mais conhecido entre os RPGistas. O cenário nasceu nas páginas da Dragão Brasil, na época ainda para o sistema 3D&T, passou por uma breve adaptação para Daemon, ganhou uma versão D20 e agora tem seu sistema próprio, mesmo que este tenha sido criado sobre a OGL do D20.

Com livros e mais livros, tanto de regras quanto de romances, vendidos pela Jambô, Tormenta é uma ótima pegada para um cenário de fantasia medieval um pouco mais anime que os planos de D&D.

E, exatamente por ser OGL, todas as suas regras e base de jogo estão disponíveis completamente “de grátis” na wiki de Tormenta. Seja feliz!

Enfim, esses são apenas alguns dos sistema gratuitos que temos por aí. Existem muitos outros (e talvez eu faça outro artigo com eles mais pra frente), mas o importante é parar de arrumar desculpas e ir logo jogar RPG.

Oneiros
(en)Rolador em Rolando Dados
Formado em Sistemas de Informação, amante de culinária e RPGista desde 1999, mestre desde... nem se lembra, conhecedor e pesquisador de sistemas de RPG, tem o estranho costume de falar sobre ele mesmo na terceira pessoa... o.O
Oneiros on FacebookOneiros on GoogleOneiros on InstagramOneiros on PinterestOneiros on TwitterOneiros on Youtube