sábado , 22 julho 2017
Início > Blog > RPG > Travessias RPG – Financiamento Coletivo
travessias rpg

Travessias RPG – Financiamento Coletivo

De repente você acorda e percebe que você é metade humano e metade fera, não sabe exatamente quem era, o que planejava para o futuro, se possui família, para onde deve ir… tudo o que sabe é que precisa confiar no seus companheiros para continuar vivo. Esse é o Travessias RPG.

Travessia RPG

Abrir os olhos causa dor. Não, não pela luz, mas por notar que é um ser estranho. Apenas metade da sua humanidade está mantida…

travessias rpg mulher-peixe 150x597Criado durante o 10º Encontro de RPG no CCJ por alguns de seus participantes e editado por Jorge Valpaços (Lampião Game Studio, Déloyal RPG), Travessias RPG é um jogo de contar histórias com muita importância no trabalho de equipe, desapego e confiança, pois desde a criação dos personagens, todos os jogadores participam.

Quando você cria seu Tocado (nome dado aos personagens), escolhe o nome e a metade fera que possui. Então, os outros jogadores decidem um defeito, um Conflito do seu personagem. Esse Conflito (assim como os outros que você vai adquirir) vai te atrapalhar em alguns testes, que aqui são chamados de apostas.

Assim como os Conflitos te atrapalham nas apostas, os Rótulos te ajudam. Você começa com um Rótulo que é a sua metade fera, mas ao fim de cada sessão, os jogadores decidem quem foi o jogador que melhor interpretou e se fez importante na história e decidem um novo Rótulo para ele, talvez uma lembrança que aflorou na sua mente, mas esse Rótulo traz consigo um novo Conflito, que também deverá ser decidido pelos jogadores e ser ligado ao Rótulo.

Sim, como disse anteriormente, os testes são chamados de Apostas porque são feitos de uma forma bem diferente. Quando você precisa testar alguma coisa, o Contador de Histórias, que é o mestre, rola um dado de seis faces, aquele comum mesmo, mas rola dentro de um copo ou qualquer coisa que esconda o resultado. Aí o jogador anota o valor que acha que caiu, se acertar ele teve sucesso na aposta, se não, falhou.

Viver e Sobreviver

Mas claro que acertar um número em seis é bem difícil, por isso você pode anotar um valor para cada ponto que você tiver em Viver ou Sobreviver, dependendo do que estiver sendo testado.Viver é testado sempre que a Aposta tem que ser resolvida com a mente, sentimentos, emoções ou tática, etc. Já Sobreviver é testado sempre que a aposta é resolvida com velocidade, resistência, força ou qualquer outra coisa que tenha a ver com o corpo do personagem. E esses dois valores são os únicos a serem testados!

Outra coisa muito interessante em Travessias é que a cada sessão o Contador de Histórias é escolhido de forma aleatória e seu personagem passa a ser controlado pelos outros jogadores. Isso exige que o Contador seja justo e confie nos outros jogadores, já que uma ação sua como Contador pode matar seu próprio personagem.

Se você se interessou, corre lá no Catarse e garanta o seu, é apenas R$ 20,00 para receber seu Travessias RPG impresso na sua casa (Já garantido, pois já passou de 250% da meta inicial). Mas se você quer testar antes, dá pra pegar o Ebook (pdf, epub e mobi) gratuito do Travessias no site da Aster Editora.

Oneiros
(en)Rolador em Rolando Dados
Formado em Sistemas de Informação, amante de culinária e RPGista desde 1999, mestre desde... nem se lembra, conhecedor e pesquisador de sistemas de RPG, tem o estranho costume de falar sobre ele mesmo na terceira pessoa... o.O
Oneiros on FacebookOneiros on GoogleOneiros on InstagramOneiros on PinterestOneiros on TwitterOneiros on Youtube