sexta-feira , 24 novembro 2017
Início > Blog > RPG > Ultima Online completa 18 anos

Ultima Online completa 18 anos

Olá gamers! Essa semana um dos grandes precursores dos MMORPG´s completou 18 anos, nós da Rolando Dados não poderíamos deixar isso passar em branco.

Neste artigo relatarei um pouco sobre o jogo e sobre a minha experiência com o game pela plataforma de servidores Sphere do Brasil.

Estou falando de Ultima Online! UOlogo

Originado da série Ultima I (1980), o Ultima Online foi lançado em 30/09/1997 nos Estados Unidos introduzindo os jogadores à imensidão de Britannia e ao mundo de Sosaria em uma temática medieval.

Ultima Online3

Este RPG online produzido por Richard Garriot (também conhecido como Lord British), entrou no Guiness Book of World Records: Games Edition com o recorde de “Primeiro MMORPG a alcançar 100.000 jogadores”.

Minha primeira experiência com o jogo teve início nos anos 2000/2001 na antiga TFG Shard (The Fifteen Gems – Shard) e posteriormente migrei para outros Shards Brasileiros, como: HellFire, Mystara, Dimensions, entre outros.

Desde o início, o meu fascínio pelo game se deu por sua imensidão de possibilidades e pela inovação do PvP ( batalha de Player vs Player).

É mais ou menos assim:

Você inicia o jogo e pode fazer o que quiser…

Pode tornar-se um grande aventureiro e navegar em seu barco em busca de tesouros, pode treinar suas habilidades e virar um mago… ou guerreiro… ou um mago-guerreiro. Se quiser, pode ser um homem trabalhador no ramo da pesca ou da mineração, trabalhar duro e comprar uma boa casa.

Mas se não estiver a fim de fazer nada disso, tudo bem. Você também pode roubar ou mendigar dinheiro de Npcs e ir a um bar na cidade de Vesper gastar todo seu gold coin com bebidas e strippers.  Com isso, ele mantém a mesma liberdade que você tem em um RPG de Mesa.

Não há objetivos pré-definidos, você faz o que quiser e o jogo fornece infinitas possibilidades.

No entanto, como dito anteriormente, o fator mais fascinante do jogo é um PvP muito bem estruturado em uma divisão de rivalidade clara entre PK´s (Assassinos) e APK’s (Anti-Assassinos).

Ultima online

O Ultima Online incentiva à escolha do seu alinhamento e a união dos players para a caça de seus rivais, o que inclui invadir cidades, vilas e casas para surpreender seus inimigos e saquear o que puder de equipamentos e armas mágicas.

O risco é alto, já que ao morrer, você perderá todos os seus itens e será ressuscitado apenas de cueca (ou calcinha e sutiã se seu personagem for mulher). Porém, a recompensa ao derrotar um inimigo é proporcional,
garantindo que a cada batalha seu coração vá à boca e que os níveis de adrenalina cheguem ao auge.

O jogo não funciona com um sistema de “level” como outros RPGs, e sim de “Skills”, já que no PvP do jogo, mais vale a experiência e noção do Player do que o nível de habilidade do personagem em si.

Esse modo de funcionamento abriu as portas para outras formas de jogos que hoje estão em alta, conhecido como E-Sports. Mas isso é tema para outro artigo.

Aos que não conhecem o Ultima Online e apreciam jogos antigos, vale a pena se aventurar. O jogo têm players fieis desde seu lançamento.

Aos que já conhecem, deixo aqui uma sementinha de nostalgia.

 

Claudio Godoi

Claudio Godoi é Psicólogo, gamer e jogador de RPG. Baterista nas horas vagas, tenta encontrar o ponto de encontro entre a psicologia e seus hobbies, assim como o lendário “Limite da zoeira”.


  • Vinicius Revan

    Cara, excelente artigo. Minha experiência com Ultima foi ínfima : joguei muito pouco e como na época estava imerso em diablo 2 e Warcraft 3, não dei atenção a esse game. Confesso que lá por 2007 tentei novamente mas estava com sangue da blizzard na veia e wow me parecia muito mais atrativo.

    Mas muito do que temos em mmorpgs, devemos a Ultima Online.

    Mais uma vez, excelente artigo o/

  • Josué Nolde

    Saudade absoluta! Melhor MMORPG até hoje. Joguei no original e na Mystic Brasileira,

  • Andre Celso Zaiats

    Novo shard começando: https://www.uoshard.com Para quem gosta de UO, vale a pena conferir o que os emuladores atuais estão fazendo deste jogo clássico.