quarta-feira , 13 dezembro 2017
Início > Blog > RPG > Universos RPG – Review do Fastplay

Universos RPG – Review do Fastplay

“Provavelmente será a melhor mecânica em um RPG que você viu! Inovador no que é necessário, tradicional no que precisa e principalmente muito, muito lógico!” – Universos RPG

Essa á a descrição do sistema Universos RPG no próprio site… humilde, não? Então eu baixei o fastplay pra ver qual a real dessa mecânica tão fodástica.

Universos RPG

universos-rpg-elfaO sistema Universos RPG, que vem sendo desenvolvido a dez anos, promete ser genérico e poderoso, te permitindo jogar em qualquer cenário, mundo ou universo.

A base do personagem são oito atributos básicos divididos em três grupos: Físicos (Força, Agilidade e Vigor), Mentais (Inteligência, Raciocínio e Vontade) e Mistos (Percepção e Carisma). Esses atributos têm valores entre 1 e 10, sendo que um humano normal não ultrapassa 5.

Com base nesses atributos primários, temos os atributos secundários: Reação, Atletismo, Pontaria, Vida e Mana. Além dos atributos você ainda vai ter que definir as Qualidades/Defeitos, Magias (se houver) e Equipamentos que seu personagem vai usar.

Eu fiquei com o pé atrás quando cheguei nas definições dos atributos, pois vi tabelas (Eu odeio tabelas!) de potência e ataques por turno, mas as tabelas são pequenas e, acredito eu, depois de anotado na ficha, nada complicado de se resolver.

universos-rpg-goblinOs cálculos para definir Vida e Mana são um pouco diferentes do que estamos acostumados, aqui Vida é 10+(Vigor x 3) e Mana é 10+(Inteligência x 2). Ok, temos outras tabelinhas com valor de Vida e Mana para quem tiver preguiça de calcular.

Mas é na hora do teste que a coisa fica diferente por aqui: você vai rolar 1d20 e precisa tirar o menor número possível para ter sucesso. O Limite de Sucesso, ou seja, o maior número que você pode tirar no dado e ainda ter sucesso no teste, é definido pela fórmula 10 + atributo – dificuldade. Então, se você vai testar a sua Força (4) em um teste com dificuldade 5 (definida pelo mestre), vai rolar 1d20 e precisa tirar 9 ou menos (10+4-5=9).

Não é difícil decorar as fórmulas do Universos RPG, nem fazer as contas na hora do teste, mas a quantidade de fórmulas espalhadas pelo manual de regras simplificadas assustam um pouco quem chega de um sistema mais simples ou até para novatos não tão fãs de matemática.

Hora da porrada

universos-rpg-combate

E quando eu cheguei na parte do combate, ah, que canseira. São muitos termos envolvidos num turno de combate: Iniciativa, velocidade de ataque, velocidade da arma, ataques por turno, potência de ataque, dano… ah, que canseira.

Mas, novamente, isso tudo vai estar anotado na ficha e são números pequenos, facilitando as contas… mas isso me fez perceber outra coisa: cadê a ficha?

Universos RPG fastplay foi muito bem diagramado e possui ilustrações exclusivas e maravilhosas de autores nacionais, mas foi desenvolvido para ser jogado com as aventuras prontas que serão lançadas no site, inclusive, o fastplay já foi lançado junto com a aventura Sangue na Neve, uma aventura de uma sessão em um mundo de fantasia medieval. Essas aventuras já vêm com os personagens prontos para jogar, o que te permite ir direto pro “vamos ver”, invés de ficar criando personagem com os outros jogadores.

Isso quer dizer que eu não vou conseguir criar o meu personagem?

De início, sim, mas quando sair o manual completo, pode ter certeza que todas as qualidades e defeitos, magias, equipamentos e demais regras estarão lá para você procurar combos e mais combos.

No fim das contas, eu me interessei muito em jogar uma aventura pra ver como o Universos RPG funciona na mesa, e quem sabe até comprar a versão final quando sair, o sistema promete ser muito bom, abrangente e realista sem ser chato.

Baixe Universos RPG fastplay aqui!

Oneiros
Autor em Rolando Dados

Formado em Sistemas de Informação, amante de culinária e RPGista desde 1999, mestre desde… nem se lembra, conhecedor e pesquisador de sistemas de RPG, tem o estranho costume de falar sobre ele mesmo na terceira pessoa… o.O


Oneiros on DeviantartOneiros on EmailOneiros on FacebookOneiros on GoogleOneiros on InstagramOneiros on PinterestOneiros on TwitterOneiros on Youtube