Pacifismo
O personagem se opõe à violência. Essa oposição pode assumir várias formas. Escolha uma das seguintes:
- Assassino Relutante: O personagem está psicologicamente despreparado para matar. Sempre que fizer um ataque letal (ex.: com uma faca ou arma de fogo) contra uma pessoa que possa ver, ele sofre uma penalidade de -4 para acertar o alvo e não pode Apontar. Se ele não puder ver o rosto do inimigo (por causa de uma máscara, escuridão, distância ou porque o atacou pelas costas), a penalidade é de -2, a não ser durante um combate corporal. O personagem não sofre penalidades ao atacar veículos (mesmo que estejam ocupados), oponentes que ele não acredita serem pessoas (incluindo coisas com aparência Horrenda ou Monstruosa) ou alvos que ele não consegue ver (ex.: uma série de coordenadas em um mapa ou um ponto na tela de um radar). Se o personagem matar uma pessoa de verdade, o efeito sobre ele é o mesmo que acontece com Incapaz de Matar (adiante). Ele não se importa que seus aliados façam a matança e pode até mesmo fornecer munição, armas carregadas e encorajá-los. O personagem simplesmente é incapaz de matar por conta própria. -5 pontos.
- Incapaz de Ferir Inocentes: O personagem pode lutar livremente ou até mesmo começar uma briga, mas só utiliza força letal contra inimigos que estiverem tentando lhe causar algum mal. Se quiserem capturá-lo, isso não se qualifica a menos que o personagem já se encontre sob pena de morte ou siga um Código de Honra que exige um suicídio caso ele seja aprisionado. Ele nunca fará nada que cause, ou ameace causar, algum mal a seres inocentes, principalmente se forem “pessoas comuns”. Esta característica é muito comum em combatentes do crime, personagens supers, etc. -10 pontos.
- Incapaz de Matar: O personagem pode lutar ou até mesmo começar uma briga, mas nunca conseguirá fazer algo que possa provocar a morte de outra pessoa. Isso inclui abandonar um inimigo ferido para morrer “por sua própria conta”. Ele também deve sempre fazer o possível para evitar que seus companheiros matem. O personagem será vítima de um colapso nervoso se matar alguém (ou se sentir-se responsável por uma morte). Jogue três dados — o personagem fica completamente intratável e inútil (interprete isso!) durante um número de dias igual ao resultado dos dados. Também durante esse período, o personagem precisa de um sucesso em um teste de Vontade para tentar qualquer tipo de violência contra qualquer pessoa por qualquer motivo. -15 pontos.
- Legítima Defesa: O personagem só luta para defender a si mesmo ou àqueles de quem ele gosta, usando apenas a força necessária (nenhum golpe preventivo deve ser permitido). O personagem também deve dar o melhor de si para desencorajar outros a começarem uma briga. -15 pontos.
- Não-Violência Total: Exatamente isso! O personagem nunca deve levantar a mão contra outra criatura inteligente por qualquer razão e deve sempre dar o melhor de si para desencorajar o comportamento violento em outros. Ele ainda pode se defender contra o ataque de animais, mosquitos, etc. -30 pontos.
Em uma campanha de realismo extremo, o Mestre pode exigir que todos os PdJs comecem o jogo como Assassinos Relutantes ou até mesmo Incapazes de Matar, concedendo-lhes pontos adicionais, mas deixando-os em desvantagem quando enfrentarem inimigos experientes.
Esfregue a regra na cara do seu amigo