Acompanhamento
Os efeitos do ataque do personagem são transportados por um “portador”. Utilize isso para representar o veneno em um dardo, um explosivo num projétil perfurante de armadura, etc.
Escolha um ataque diferente como portador que pode ser tanto um armamento corporal (ex.: Garras ou Dentes) quanto um Ataque Inato (geralmente que causa dano por corte, perfuração ou perfurante).
O ataque de Acompanhamento só determina a quantidade e o tipo de dano. Todos os outros detalhes dependem do ataque portador. O ataque de Acompanhamento só afeta o alvo se o ataque portador também atingi-lo. Se o ataque portador atravessar a RD do alvo, então a RD não surte mais efeito sobre o dano causado pelo ataque de Acompanhamento nem sobre eventuais testes de HT.
Se o ataque portador for feito com uma arma natural, como Garras ou Dentes, o Acompanhamento será uma ampliação com valor de +0% (exceção: durante um ataque passivo realizado pelo portador, como Espinhos, o Acompanhamento é uma limitação de -50%). Se o ataque portador for um Ataque Inato, o custo do Acompanhamento depende dos modificadores do primeiro ataque. Esse custo é igual à soma dos custos de quaisquer modificadores a seguir que se apliquem ao ataque portador: Alcance Ampliado, Alcance Reduzido, Apenas em Emergências, Apenas Inconsciente, Ataque Corpo a Corpo, Aura, Cone, Emanação, Flutuação, Fogo Contínuo, Gasto Adicional de Tempo, Guiado, Imprecação, Inconstante, Incontrolável, Jato, Recuo Adicional, Requer Preparo, Requer Recarga, Sempre Ativa, Teleguiado e Uso Limitado. Se nenhum desses modificadores for aplicado ao ataque portador, o Acompanhamento custa +0%. Observe que o ataque de Acompanhamento em si não pode receber nenhum desses modificadores. Isso ocorre apenas com o ataque portador.
O Acompanhamento é um “modificador de penetração”: não é possível combiná-lo com outros modificadores do mesmo tipo (embora o ataque portador possa).