Guiado ou Teleguiado
O personagem pode guiar seus ataques — ou eles podem se “guiar” sozinhos! Utilize esta ampliação para criar mísseis teleguiados e efeitos sobrenaturais, como azagaias mágicas que buscam o alvo.
Guiado: O personagem direciona o ataque utilizando sua própria habilidade. Isso permite a ele ignorar todas as penalidades de distância! Se o alvo se encontra tão longe que é necessário utilizar vários turnos para alcançá-lo (v. a seguir), o personagem precisa fazer uma manobra Concentrar a cada turno. Se ele perder o alvo de vista enquanto o ataque estiver a caminho, o ataque fracassa automaticamente. +50%.
Teleguiado: O ataque se direciona sozinho. Decida sobre a maneira como ele busca o alvo: por meio de visão comum ou vantagem sensorial, como Detectar (pág. 53), Infravisão (pág. 65), Sentido de Monitoramento (pág. 87), Sentido de Vibração (pág. 88) ou Visão Noturna (pág. 97). O ataque utiliza esses sentidos se houverem modificadores de combate; ex.: um radar ignora a escuridão, mas pode ser danificado. Para “travar a mira” no alvo, o personagem precisa Apontar para ele e fazer um teste de habilidade sem modificadores. O personagem não deve usar seu próprio NH para atingir o alvo, mas sim o NH do ataque que é igual a 10 — mais Precisão, se ele obteve sucesso em seu próprio teste de habilidade — e ignore todas as penalidades de distância. O custo básico da ampliação Teleguiado é de +50%, mais 1% para cada ponto que o dispositivo orientado custaria se fosse comprado como uma vantagem (sem quaisquer modificadores); ex.: a Infravisão custa 10 pontos, portanto, Teleguiado (Infravisão) custa +60%. Um dispositivo que usa a visão comum utiliza o valor básico de +50%.
Um ataque Guiado ou Teleguiado com uma indicação de 1/2D deve ser compreendido como a velocidade do ataque em metros/segundo. O ataque pode acertar um alvo situado até 1/2D de sua distância no turno em que é lançado. São necessários turnos adicionais para alcançar alvos mais distantes. Não reduza o dano pela metade, mas adie a jogada de ataque até ele atingir o alvo. Para maiores informações, consulte Armas Guiadas e Teleguiadas (pág. 412).