Buscar por listagem!

Imprecação

O ataque do personagem não é um ataque à distância convencional; ele funciona mais como uma magia Comum (pág. 239). Ele não tem os parâmetros Mau Funcionamento, 1/2D, Max, Prec, CdT, Tiros e Recuo e não pode ter nenhuma ampliação ou limitação que modifique esses valores. Ainda mais importante: a RD do alvo não tem nenhum efeito sobre o dano, teste de resistência ou outros efeitos do ataque!

A Imprecação exige uma manobra Concentrar, em vez de Atacar, para ser utilizada. Ela pode visar qualquer vítima que se encontre no campo de visão do personagem ou que possa ser percebida com clareza. Para determinar se o ataque atingiu o alvo, o personagem deve fazer um teste contra sua Vontade, aplicando as penalidades de distância detalhadas a seguir. O inimigo pode fugir; nesse caso, transforme o ataque numa Disputa Rápida de Vontade — o personagem precisa vencer para afetar a vítima.

Quando estiver ampliando uma Atribulação, a Disputa Rápida descrita acima substitui o teste de resistência usual. O personagem faz o teste contra sua Vontade, enquanto o alvo usa a HT — ou um atributo diferente se o ataque tiver Baseado Em (Atributo Diferente) — modificada como sempre de acordo com a Atribulação. Por exemplo, uma Atribulação que permite um teste de HT-1 para resistir ao ataque resulta em uma Disputa Rápida entre a Vontade do personagem e a HT-1 do alvo.

O valor da Imprecação depende dos modificadores de distância utilizados. Se quiser adotar uma penalidade de -1 para cada metro da distância — como acontece com as magias Comuns — a ampliação custa +100%. Se adotar as penalidades de distância da Tabela de Tamanho e Velocidade/Distância (pág. 550), ela custa +150%. Se adotar as penalidades descritas no quadro Modificadores de Longa Distância (pág. 241), ela custa +200%.

A Imprecação é um “modificador de penetração”; ela não pode ser combinada com outros modificadores do mesmo tipo, nem com modificadores que se aplicam apenas aos ataques à distância convencionais.

Custo: Variável
Esfregue a regra na cara do seu amigo