Sintomas
Sintomas são efeitos que ocorrem se o dano cumulativo (perda de PV ou PF) causado pelo Ataque Inato ampliado exceder uma fração do PV ou PF básico da vítima. A vítima não tem direito a um teste de HT para resistir os efeitos de Sintomas! O Mestre deve considerar a possibilidade de limitar os Sintomas a ataques que causam 1d ponto de dano ou menos.
Escolha os Sintomas a partir dos seguintes efeitos, descritos como ampliações para Atribulação (pág. 43): Desvantagem, Irritante, Penalidade em Atributo, Vantagem e Vantagem Anulada. Se o limiar do Sintoma for de 2/3 do PV Inicial da vítima, utilize o custo apresentado em Atribulação; se for de 1/2 do PV Inicial, dobre o custo; se for 1/3, triplique o custo.
Exemplo: Cegueira vale +50% como uma Atribulação, mas como um Sintoma que ocorre quando a vítima perde metade dos seus PV Inicial com um Ataque Inato ela vale +100%.
Ao contrário das Atribulações, os Sintomas só são anulados quando o dano que os causou for curado. No exemplo anterior, a Cegueira só passaria depois que a vítima ficar com mais da metade dos PV.
Um Ataque Inato pode causar vários Sintomas, representando os efeitos diversos que podem ocorrer em diferentes limiares de dano.