Alcoolismo
O personagem é um viciado em álcool. O alcoolismo é considerado um Vício (pág. 159). Ele é barato, incapacitante e (normalmente) legal — por isso, vale -10 pontos. Mas o álcool também é traiçoeiro, logo, vale -15 pontos — ou -20 se for ilegal.
Em circunstâncias normais, um alcoólatra pode limitar o uso do álcool ao período noturno e, dessa maneira, ser capaz (pelo menos do ponto de vista do jogo) de agir normalmente. No entanto, toda vez que um alcoólatra se vir frente a frente com o álcool, precisará obter um sucesso em um teste de Vontade para não sucumbir ao vício. Um fracasso significa que ele vai tomar um porre que durará 2d horas, seguido de uma ressaca; consulte Alcoolismo e Intoxicação (pág. 439). Alcoólatras numa bebedeira se caracterizam pela oscilação súbita de humor (da cordialidade à hostilidade ex- trema) e podem vir a atacar seus inimigos, falar demais ou cometer erros.
Outro inconveniente do alcoolismo é que é difícil se libertar dele. Quando um alcoólatra se “regenera”, ele não precisa mais ingerir álcool diariamente, mas precisará fazer um teste de Vontade, com um bônus de +4, sempre que estiver na presença do álcool. Um fracasso não significa que ele volta ao vício, mas indica uma bebedeira (três porres em uma semana trarão o vício de volta).
Isso significa que não há nenhuma forma definitiva de “recomprar” esta desvantagem.
Limitações especiais
Um Alcoolismo prolongado anula as habilidades de quem carrega o vício. Um alcoólatra precisa fazer todo ano um teste de HT+2, até abandonar o vício. No caso de um fracasso, o personagem perde um ponto em um de seus quatro atributos básicos — determinado aleatoriamente.