Amnésia
O personagem perdeu a memória! Ele não consegue se lembrar de nada relacionado à sua vida antes do ocorrido, nem mesmo seu próprio nome. Esta desvantagem é dividida em dois níveis: Amnésia Parcial: O jogador pode ver a planilha de seu personagem, mas o Mestre tem permissão para reservar até -30 pontos da quota de desvantagens do personagem como desvantagens “secretas” à escolha dele. O personagem sabe que é capaz de utilizar certas perícias, mas não tem ideia de onde as aprendeu. É provável que ele tenha inimigos e possivelmente amigos dos quais não consegue se lembrar. Se ele se envolver com a polícia, sofrerá as verificações normais de identidade — talvez ele seja um criminoso procurado. Mesmo se não for, a descoberta de seu nome não vai restaurar sua memória! -10 pontos. Amnésia Total: As únicas características que o jogador é capaz de especificar durante a criação do personagem são aquelas que podem ser refletidas em um espelho. O Mestre determina todo o resto e é responsável pela planilha de personagem até que a memória do personagem volte! O jogador não tem ideia de quais são as habilidades do personagem. O Mestre é quem conhece todas as peculiaridades e características mentais do personagem, não o jogador, portanto, de vez em quando, ele pode até mesmo rejeitar as declarações do jogador sobre as ações do personagem. Ele também deve fazer testes de habilidade no lugar dele, pois, novamente, o jogador não tem ideia do que o personagem é capaz de fazer — a não ser que ele tente! Os testes de habilidades baseados em IQ sofrem uma penalidade de -2, a menos que o Mestre considere que uma memória sadia não teria qualquer efeito sobre a tarefa em questão. -35 pontos. Só é possível recomprar uma Amnésia, se houver um motivo para que o personagem recupere a memória, como por exemplo, encontrar um velho amigo ou reviver um momento desastroso ou alguma outra situação que cause um impacto em suas lembranças. Na maioria dos casos, a cura está relacionada à causa da perda de memória. Mestres particularmente cruéis podem definir que a Amnésia é resultado de uma lavagem cerebral. Nesse caso, outra possível desvantagem oculta seria um Inimigo com recursos suficientes para ter providenciado a lavagem cerebral.