Atavismo por Estresse
Esta desvantagem costuma estar disponível somente para personagens que são membros de raças que desenvolveram de um estado animal.
O personagem “regride” temporariamente quando está amedrontado, nervoso, cansado ou ferido. Ele deve fazer um teste de autocontrole nessas situações. No caso de um fracasso, o personagem se comporta como um animal, agindo por impulso e instinto.
Quando a situação de tensão chegar ao fim, ele deve fazer um teste de autocontrole a cada minuto. Se seus amigos o consolarem, o teste recebe um bônus de +2. Se uma dessas pessoas tiver Empatia com Animais ou Empatia, aplique um bônus adicional de +2. No caso de um sucesso, o ataque termina e o personagem volta ao normal. Se desmaiar devido ao cansaço ou a algum ferimento antes de obter o sucesso, ele se recupera automaticamente quando acordar.
O valor em pontos da desvantagem depende da gravidade dos ataques:
- Suave: O personagem tem dificuldade para falar e precisa de um sucesso em um teste de IQ para conseguir pronunciar uma frase. Ele não é capaz de operar máquinas complexas, mas pode realizar ataques ensandecidos com uma arma (penalidade de -4 para atingir o alvo). -10 pontos.
- Moderada: O personagem tem todos os problemas anteriores e também tem dificuldade para compreender os comandos de outros indivíduos: ele deve fazer um teste de IQ para ver se compreende uma frase dita por outra pessoa. Se for atacado ou desafiado, ele também precisa de um sucesso em um teste de autocontrole para evitar agir “por instinto”. -15 pontos.
- Grave: O personagem é incapaz de falar, de compreender outros indivíduos e de usar ferramentas (a não ser como clavas) e age o tempo todo por instinto. Ele se comporta como seus ancestrais primitivos. -20 pontos.
O Atavismo por Estresse também pode resultar em um comportamento problemático: escolha uma desvantagem mental adequada, reduza seu valor em pontos pela metade (ignore todas as frações) e some esse custo em pontos ao custo anterior antes de aplicar o multiplicador de autocontrole.