Buscar por listagem!

Bestial

O personagem pensa e reage como um animal selvagem. Ele não conhece os padrões da moral “civilizada” e não conhece o conceito de propriedade. Ele luta contra ou foge daqueles que o assustam ou ameaçam. O personagem não tem permissão para aprender perícias que, na opinião do Mestre, dependam de noções “civilizadas” de arte ou interação social e ele também não tem um valor predefinido para essas perícias.

O personagem não está necessariamente fora de controle; ele simplesmente reage de uma maneira animalesca. Ele normalmente ignora quem o deixa em paz (a menos que sirvam como alimento!) e pode até demonstrar afeição por quem o trata com algum carinho. Uma criatura bestial não é capaz de entender a propriedade no sentido humano, mas (dependendo da raça) pode compreender noções de território e evitar causar dano a objetos que se encontram em regiões que não lhe pertencem. Se ele considera ou não os humanos como indivíduos com direitos territoriais, essa é outra história! A besta talvez compreenda como funciona a dominação e até mesmo respeite ou obedeça um humano que se mostrar mais forte que ela.

Não é possível adquirir Hábitos Detestáveis para um comportamento animal, pois isso está incluso no custo de Bestial. No entanto, se as atitudes do personagem forem extremamente repugnantes para os humanos — com uma gravidade equivalente a Hábitos Detestáveis de -15 pontos — o Mestre pode determinar que esta desvantagem vale -15 pontos, em vez dos -10 pontos usuais. Dito isso, o jogador pode adquirir Hábitos Detestáveis que não estão relacionados com um comportamento bestial (inclusive “devorar humanos”).

A desvantagem Bestial não está necessariamente ligada a uma IQ baixa, mas interpretar um personagem com esta desvantagem e uma inteligência notável certamente representa um grande desafio de raciocínio e esforço. Portanto, talvez o Mestre prefira restringir Bestial a personagens com valores de IQ inferiores a 10 (ou até mesmo inferiores a 6!) ou simplesmente reservar esta característica para os PdMs. Observe que a metacaracterística Animal Selvagem (pág. 263) abrange esta desvantagem.

Esfregue a regra na cara do seu amigo