Buscar por listagem!

Cegueira

O personagem não enxerga. Ele precisa caminhar mais devagar e com mais cuidado em terreno desconhecido ou precisa ser guiado por um companheiro ou animal. Muitas ações são impossíveis para um cego. O Mestre deve usar o bom senso nesses casos.

Todas as perícias de combate de um personagem cego sofrem uma penalidade de -6. Ele pode usar armas de combate corpo a corpo, mas não é capaz de dirigir um golpe contra um ponto de impacto específico do corpo do oponente e não pode disparar uma arma de combate à distância (a não ser aleatoriamente ou em direção a um alvo próximo o bastante para ser ouvido). Tudo isso pressupõe que o personagem já está acostumado à sua cegueira. Qualquer um que perca a visão subitamente sofrerá uma penalidade de -10, como se estivesse no escuro. Seja qual for o caso, o personagem não sofre nenhuma outra penalidade por atuar no escuro.

Um personagem com Cegueira não pode comprar uma visão sobre-humana. Se ele enxergar em um espectro diferente do normal, terá a versão de 0 ponto de Infravisão (pág. 65) ou Ultravisão (pág. 96) e não Cegueira mais a versão de 10 pontos dessas vantagens. Observe que o Sentido de Monitoramento (pág. 87) e o Sentido de Vibração (pág. 88) não são um tipo de visão; é possível adquirir qualquer uma dessas características juntamente com Cegueira pelos custos usuais em pontos.

Esfregue a regra na cara do seu amigo