Buscar por listagem!

Confuso

Para o personagem, o mundo parece um lugar estranho e incompreensível pelo menos na maior parte do tempo. Ele não é necessariamente burro, mas demora a entender novos fatos ou situações. Em particular, ele reage mal a estímulos em excesso. Quando está sozinho em meio à paz e tranquilidade de seu próprio lar, o personagem age normalmente. No entanto, em um lugar estranho ou agitado, ele deve fazer um teste de autocontrole. Se fracassar, ele fica paralisado, em vez de tomar uma atitude decidida ou apropriada. Isso com frequência o impede de ser bem-sucedido em testes de Tática e de se envolver com qualquer outro tipo de planejamento em longo prazo.

O Mestre deve ajustar o teste de autocontrole de acordo com os estímulos presentes no local em que o personagem se encontra. Para que ele resista à confusão causada por dois amigos conversando discretamente em uma sala familiar bastaria um teste sem modificador, mas uma danceteria com luzes brilhantes e música pulsante poderia impor uma penalidade de -5, enquanto uma rebelião ou batalha resultariam em -10!

Se esta desvantagem afligir o personagem durante um combate, ele deve realizar a manobra Fazer Nada a cada turno. Ele não fica atordoado e, se for atacado direta e fisicamente, poderá se defender. Ele pode até mesmo realizar um contra-ataque contra o agressor — mas ele nunca age, só reage.

Esfregue a regra na cara do seu amigo