Curiosidade
O personagem é curioso por natureza. Esta desvantagem não representa a curiosidade que afeta todos os PdJs (“O que há na caverna? De onde saiu aquele disco voador?”), mas algo muito mais intenso (“O que vai acontecer se eu apertar este botão aqui?”).
O personagem precisa fazer um teste de autocontrole quando se deparar com um item ou situação interessante. Se fracassar, ele terá que examinar tudo ao seu redor — apertar botões, baixar alavancas, abrir portas e presentes, etc. — mesmo se souber que isso pode ser perigoso. Jogadores bons de interpretação não farão esse teste com muita frequência…
Em geral, o personagem faz tudo o que estiver ao seu alcance para investigar qualquer situação com a qual não esteja totalmente familiarizado. Quando se deparar com um mistério de verdade, ele não conseguirá simplesmente ignorá-lo. Ele vai tentar racionalizar a situação para justificar sua curiosidade para os que tentam convencê-lo do contrário. Nesse caso, não adianta ter Bom Senso — o personagem sabe que está correndo perigo, mas continua curioso mesmo assim!