Buscar por listagem!

Dependência

O personagem precisa ingerir uma determinada substância em intervalos regulares (ex.: uma droga ou poção mágica), tocar ou carregar um objeto (ex.: relicário sagrado ou amuleto mágico) ou passar algum tempo em um determinado ambiente (ex.: seu caixão ou sua terra, planeta ou plano natal) para poder sobreviver. Se ele não conseguir fazer isso, começa a perder PV e acaba morrendo. O valor em pontos da desvantagem depende da raridade do item do qual o personagem depende:

  • Rara (não pode ser comprado; tem que ser encontrado ou fabricado): -30 pontos.
  • Ocasional (muito caro ou difícil de encontrar): -20 pontos.
  • Comum (caro e de certa forma difícil de encontrar): -10 pontos.
  • Muito Comum (disponível quase em qualquer lugar): -5 pontos.

Acrescente -5 pontos a esses valores para itens que são ilegais na campanha. Aplique um multiplicador com base na frequência com a qual o personagem deve ter acesso ao item:

  • Constante: O personagem deve carregar e utilizar a substância a todo tempo — uma atmosfera exótica, por exemplo. Ele perde 1 PV por minuto sem ela. ×5.
  • De Hora em hora: Ele perde 1 PV por 10 minutos sem a aplicação de uma dose horária. ×4.
  • Diária: Ele perde 1 PV por hora sem a aplicação de uma dose diária. ×3.
  • Semanal: Ele perde 1 PV a cada seis horas sem a aplicação de uma dose semanal. ×2.
  • Mensal: Ele perde 1 PV a cada dia sem a aplicação de uma dose mensal. ×1.
  • Trimestral: Ele perde 1 PV a cada três dias sem a aplicação de uma dose trimestral. ×1/3 (ignore todas as frações).
  • Anual: Ele perde 1 PV a cada duas semanas sem a aplicação de uma dose anual. ×1/10 (ignore todas as frações).

Se precisar tocar um objeto ou passar um tempo em um determinado ambiente, ele deve fazer isso por um período de tempo igual ao intervalo do dano causado pela ausência desse elemento. Por exemplo, para evitar a perda de 1 PV por hora devido à Dependência de dormir em seu caixão uma vez por dia, é necessário gastar pelo menos uma hora por dia dentro dele. Para evitar a perda de 1 PV a cada duas semanas devido à Dependência de visitar seu planeta natal todos os anos, é necessário ficar nesse lugar pelo menos duas semanas por ano.

Com a permissão do Mestre, humanos comuns podem adquirir essa desvantagem para representar as características especiais de certas doenças crônicas. Nem toda exigência vital se qualifica como Dependência. Utilize Manutenção (pág. 149) se precisar de cuidados especiais — e não de uma substância, objeto ou ambiente — para evitar a perda de HT (e não lesões). Utilize Dieta Restrita (pág. 134) para necessidades especiais de alimentação, que resultarem em fome gradativa, em vez da perda de PV devido a privação de alimentação.

Ampliações Especiais

Envelhecimento: O personagem envelhece de forma não natural sem o objeto de sua dependência. Para cada PV perdido, ele também envelhece dois anos (mesmo que ele tenha Idade Imutável). +30%

Esfregue a regra na cara do seu amigo