Buscar por listagem!

Distração

A desvantagem clássica dos gênios excêntricos. O personagem tem dificuldade de prestar atenção em qualquer coisa que não seja de interesse imediato. Um personagem distraído sofre uma penalidade de -5 em qualquer teste de IQ, com exceção daqueles ligados ao trabalho no qual ele está concentrado no momento. Se ele não estiver entretido em nenhum assunto ou tarefa que o atraia, sua atenção se desviará para assuntos mais interessantes em 5 minutos e ele então irá ignorar tudo à sua volta até que outra coisa chame sua atenção. Uma vez absorto em seus próprios pensamentos, um personagem distraído precisa conseguir um sucesso em um teste de IQ-5 para prestar atenção em qualquer evento que não lhe cause dano físico.

Um personagem distraído pode tentar concentrar sua atenção em um assunto maçante, usando toda sua força de vontade. Para conseguir isso, ele precisa de um sucesso em um teste de Vontade com um redutor de -5, a cada 5 minutos. Entre os “assuntos enfadonhos” se incluem turno de guarda, conversa fiada, trabalhos manuais repetitivos, dirigir em uma estrada vazia, etc.

Pessoas distraídas também têm uma tendência a se esquecer de objetos (como as chaves do carro e o talão de cheques) e tarefas triviais (como pagar contas). Sempre que a realização de uma dessas tarefas ou a lembrança de pegar tais itens tiver alguma relevância, o Mestre pode exigir um teste de IQ-2. No caso de um fracasso, o detalhe terá escapado sua atenção.

Exemplo: Um detetive distraído está envolvido em um tiroteio. Pela manhã, ele usou 4 de suas balas durante uma troca de tiros com alguns bandidos. O Mestre pede que ele faça um teste de IQ com uma penalidade de -2. O detetive fracassa e descobre tarde demais que se esqueceu de recarregar sua arma e que agora tem somente duas balas!

Esfregue a regra na cara do seu amigo