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Dor Crônica

O personagem tem um ferimento, distúrbio ou doença que o faz sentir uma dor aguda regularmente — talvez até constantemente. Alguns exemplos são artrite, câncer nos ossos, enxaqueca e estilhaços dentro do corpo (uma “antiga ferida de guerra”).

Ele deve fazer um teste contra a frequência de participação da Dor Crônica uma vez por dia. Se obtiver um resultado inferior ao número indicado, o personagem tem um surto de dor. O momento do ataque depende do Mestre, mas normalmente ocorre quando o personagem está acordado — pode ser que ele já acorde se sentindo mal ou que a dor seja desencadeada por estresse (fadiga, esforço exagerado, etc.) ao longo do dia.

Enquanto o personagem estiver sentindo dor, reduza a DX e a IQ em um número de pontos especificado pela gravidade do problema (v. a seguir). Reduza os testes de autocontrole para resistir a desvantagens como Irritabilidade e Fúria pelo mesmo valor — uma pessoa com dor tem mais chances de perder a calma. Se o Mestre determinar que o ataque ocorreu enquanto o personagem tentava dormir, ele sofre a penalidade por privação de sono, em vez dos efeitos comuns desta desvantagem.

Ataques de Dor Crônica duram um tempo fixo — depois disso, o personagem pode tentar um teste de HT para se recuperar. No caso de um sucesso, ele conseguiu lidar com a dor… pelo menos naquele dia. No caso de um fracasso, o ataque continua por mais um período, depois do qual o personagem pode tentar outro teste de HT e assim por diante.

Encontre o custo em pontos da Dor Crônica escolhendo uma gravidade para o problema e, em seguida, multiplicando esse valor para refletir o intervalo e a frequência dos ataques. Ignore todas as frações.

Gravidade

  • Suave: Penalidade de -2 nos testes de DX, IQ e autocontrole: -5 pontos.
  • Grave: Penalidade de -4 nos testes de DX, IQ e autocontrole: -10 pontos.
  • Excruciante: Penalidade de -6 nos testes de DX, IQ e autocontrole: -15 pontos.

Intervalo

  • 1 hora: ×0,5.
  • 2 horas: ×1.
  • 4 horas: ×1,5.
  • 8 horas: ×2.

Frequência de Participação

  • O ataque ocorre com um resultado menor ou igual a 6: ×1/2.
  • O ataque ocorre com um resultado menor ou igual a 9: ×1.
  • O ataque ocorre com um resultado menor ou igual a 12: ×2.
  • O ataque ocorre com um resultado menor ou igual a 15: ×3.
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