Epilepsia
O personagem sofre de epilepsia grave e está sujeito a crises, durante as quais seus membros tremem incontrolavelmente e ele se torna incapaz de falar ou pensar com clareza.
Sempre que estiver em uma situação de tensão (principalmente se sua vida, ou a de um companheiro, estiver em perigo), ele deve fazer um teste de HT. Se o personagem tiver qualquer tipo de Fobia, a exposição ao motivo do medo também conta como uma situação de tensão; o teste de HT deve ser refeito a cada 10 minutos. Um fracasso ativa uma crise que dura 1d minutos e custa 1d pontos de fadiga. É desnecessário dizer que o personagem não é capaz de fazer nada durante esse período.
É possível tentar induzir uma crise por meio da auto-hipnose. Isso exige um minuto de concentração e um sucesso em um teste de Vontade ou Auto-Hipnose. Uma crise em uma região com um alto nível de mana pode provocar visões. Cabe ao Mestre decidir se elas serão úteis.
Por não entenderem suas causas, raças primitivas podem ficar atemorizadas diante de uma crise e achar que se trata de uma mensagem dos deuses. Nesses casos, faça os testes de reação com um bônus de +1. Um resultado melhor ou igual a Muito Bom indica adoração, enquanto um resultado igual ou pior a Ruim faz com que os primitivos fujam e nunca