Estigma Social
O personagem pertence a uma raça, classe, sexo ou outro grupo que sua cultura considera inferior. Para valer pontos, o “estigma” deve ser evidenciado por sua aparência física (uma marca, tatuagem ou escrita mágica visível), roupas, modos ou fala; ou facilmente percebível por qualquer um que se dispuser a checar o personagem (válido somente em sociedades com acesso livre e fácil à informações); ou resultado de denúncia pública (ex.: por um líder poderoso ou figura da mídia), que garante que todos os conhecidos dele sabem que ele pertence ao grupo de párias.
Um Estigma Social resulta em uma penalidade nos testes de reação (-1 para cada -5 pontos desta desvantagem) ou restringe sua ascensão social (ou as duas coisas). Alguns exemplos são:
- Cidadão de Segunda Categoria: O personagem pertence a um grupo que tem menos direitos e privilégios que os “cidadãos comuns”. Esse fato impõe uma penalidade de -1 nos testes de reação, exceto pelos feitos por outras pessoas que pertencem ao mesmo grupo. Exemplos: uma mulher americana do século XIX ou seguidores de algumas religiões. -5 pontos.
- Excomungado: A igreja do personagem o excomungou. Os testes de reação dos seguidores da mesma fé sofrem uma penalidade de -3. Esta só é uma desvantagem se o personagem for excomungado por uma religião poderosa e disseminada (provavelmente defendida pelo governo) que desempenha um papel importante no dia a dia de seus fiéis. -5 pontos. Se a religião tiver poderes sobrenaturais e se o personagem se encontrar cercado por uma aura que revela a sua condição vergonhosa para os correligionários, anjos ou qualquer outra pessoa que dê importância a isso, o Estigma Social vale o dobro, independente de quão dissimulado ele seja. -10 pontos.
- Ficha Criminal: O personagem foi condenado por um crime que sua sociedade considera muito grave. Talvez ele seja proibido de adquirir certas coisas (ex.: armas), ter determinados empregos, fazer seguro ou até mesmo de viajar para o exterior. A reação de não criminosos que ficarem sabendo desse passado sofre uma penalidade de -1; policiais, juízes, justiceiros e outros combatentes do crime normalmente reagem com uma penalidade de -2. Se o personagem também for procurado pela polícia, compre um Inimigo apropriado. -5 pontos.
- Ignorante: O personagem não aprendeu uma determinada perícia necessária a todos os adultos responsáveis de sua sociedade (ou seja, ele não gastou pontos nela). As outras pessoas o veem como um preguiçoso ou um idiota. Por isso as reações diante do personagem sofrem uma penalidade de -1 para cada perícia “óbvia” que ele não possui, até um máximo de quatro perícias. Esta característica só vale pontos em sociedades muito bem estruturadas ou primitivas, nas quais os indivíduos dependem uns dos outros para sobreviver. -5 pontos/perícia.
- Inculto: O personagem faz parte de uma classe, raça ou subcultura que não possui um repositório cultural de conhecimento, evita a educação formal e não vê com bons olhos atividades que não estejam diretamente relacionadas à sobrevivência e à procriação. Os teste de reação de povos mais sofisticados sofrem uma penalidade de -1 em qualquer situação onde a educação precária fique aparente e não pode começar o jogo com perícias “aprendidas em um livro” (a critério do Mestre; a maioria das perícias Mentais/Difíceis se qualifica nesse caso). O personagem pode recomprar esta característica depois que tiver vivido tempo suficiente (novamente, a critério do Mestre) em locais “civilizados”. -5 pontos.
- Menor de Idade: De acordo com os padrões de sua cultura, o PdJ é menor de idade. Seus testes de reação sofrem uma penalidade de -2 quando ele tenta lidar com outras pessoas como se fosse um adulto; pode ser que gostem dele, mas não vão respeitá-lo. É possível também ele seja barrado em danceterias, não possa dirigir, não seja chamado para guerras, nunca faça parte de uma guilda, etc. Isso depende da cultura e do cenário. Quando atingir a maioridade (normalmente aos 18 anos, mas pode variar dependendo do cenário e época), ele precisa recomprar esta característica. -5 pontos.
- Minoria: O personagem faz parte de uma minoria que a cultura dominante considera “inferior” e “bárbara”. Os testes de reação feitos por qualquer pessoa que não pertença a essa minoria sofrem uma penalidade de -2. Em áreas, profissões ou situações em que a minoria é especialmente rara, a reação dos membros da minoria recebe um bônus de +2. -10 pontos.
- Monstro: O personagem é um grande carnívoro, uma abominação mágica ou outro ser temido e odiado, independentemente de sua aparência ou real disposição. Ele sofre uma penalidade de -3 em todos os testes de reação e é provável que estejam à sua caça. No entanto, ele também recebe um bônus de +3 nos testes de Intimidação em situações onde ele está no comando (na opinião do Mestre). Exemplos: um urso ou um vampiro. -15 pontos.
- Propriedade Valiosa: A sociedade do personagem o considera propriedade de alguém e não um cidadão. Isso resulta em uma liberdade limitada ou falta de respeito intelectual, em vez de um modificador de reação. Exemplos: uma mulher na América do século XVIII ou no Japão do século XVI. -10 pontos.
- Renegado: A família do personagem o esnobou publicamente. Isso vale pontos apenas em cenários onde os laços familiares têm um papel social importante e nunca se aplica àqueles que abandonam voluntariamente suas famílias. Este tipo de Estigma Social está dividido em dois níveis:
- O personagem seria um herdeiro em sua cultura, mas outra pessoa foi escolhida em seu lugar. Isso é embaraçoso, mas ele ainda faz parte da família. Ele sofre uma penalidade de -1 em todos os testes de reação. -5 pontos.
- O chefe da família do personagem, ou todo o seu clã, o renegou completa e publicamente. Ele sofre uma penalidade de -2 em todos os testes de reação. -10 pontos.
- Subjugado: O personagem faz parte de uma nação ou raça escravizada. Dentro da cultura de seus senhores supremos, ele não tem direitos e sofre os efeitos negativos de Cidadão de Segunda Categoria e Propriedade Valiosa. Se conseguir se libertar, ele deve considerar toda a nação ou raça como um Inimigo apropriado. -10 pontos.
mandada pelo senhor supremo como Inimigo. -20 pontos.
Em todos os casos, um personagem que compra Estigma Social deve agir de acordo com ele. Por exemplo, uma dama japonesa da Idade Média deve abrir mão de sua liberdade de movimento em muitos casos e se submeter aos parentes mais velhos do sexo masculino, quando eles estiverem presentes, para poder receber os 10 pontos de bônus. Um escravo negro americano do século XIX terá permissão para aprender muito pouco, ter praticamente nenhum bem pessoal e muito pouca liberdade de qualquer espécie, a menos que ele consiga escapar (nesse caso, terá trocado seu Estigma Social pela desvantagem de ter um Inimigo Poderoso!).
É possível ter vários Estigmas Sociais, contanto que eles não se sobreponham uns aos outros (a critério do Mestre). Por exemplo, um adolescente que larga a escola e se junta a uma gangue de rua poderia acabar sendo um Menor de Idade Inculto e com Ficha Criminal.