Fantasias
O personagem acredita em alguma coisa que simplesmente não é verdade. Isso pode levar os outros a pensarem que ele é maluco. Eles podem ter razão! Se o personagem estiver tendo uma Fantasia, o jogador deve atuar segundo sua crença durante todo o tempo. O valor em pontos da Fantasia depende de sua natureza:
Menor: Este tipo de ilusão afeta o comportamento do personagem — o que é facilmente percebido por qualquer um próximo dele — mas não o impede de agir com certa normalidade. A reação de estranhos que venham a perceber o problema sofre uma penalidade de -1. Exemplos: “Os esquilos são mensageiros de Deus”; “Os Illuminati estão me vigiando constantemente, mas apenas para me proteger”; “Eu sou o legítimo Duque de Fnordia, raptado por ciganos quando nasci e fadado a viver entre os plebeus”. -5 pontos.
Maior: Este tipo de ilusão afeta significativamente o comportamento do personagem, mas não impede que ele leve uma vida quase normal. A reação das pessoas sofre uma penalidade de -2. Exemplos: “O governo grampeou todos os telefones”; “Eu tenho Memória Eidética e Senso de Direção”. -10 pontos.
Grave: Esta ilusão afeta tão intensamente o comportamento do personagem que pode chegar a impedir que ele viva no mundo normal. A reação das pessoas sofre uma penalidade de -3, mas elas têm uma maior tendência à pena ou ao medo do que a atacá-lo. Uma fantasia tão grave pode impedir que o personagem participe de um modo significativo na campanha; portanto o jogador deve pedir antes a permissão do Mestre. Exemplos: “Eu sou Napoleão”; “Eu sou imortal”; “Os sorvetes fazem as máquinas funcionarem melhor, principalmente os computadores”. -15 pontos.
Dependendo do comportamento do personagem, uma mesma fantasia pode ser considerada uma peculiaridade (-1 ponto) ou uma desvantagem de -5, -10 ou -15 pontos. Vamos supor que ele acredite que “Todas as coisas de cor roxa estão vivas”. Se ele cumprimenta tudo que é roxo e diz “Oi!”, isso é uma peculiaridade. Se ele se recusa a discutir assuntos importantes próximo de objetos roxos, já temos uma fantasia menor. Se ele fizer uma passeata em frente ao Capitólio exigindo direitos civis para coisas roxas, aí já é das maiores. Mas se ele atacar todos os objetos roxos que encontrar, aí o caso é grave. Independentemente do nível de insanidade, um personagem não pode adquirir mais que -40 pontos em Fantasias.
Um Mestre que deseja abalar seus jogadores pode fazer uma fantasia se tornar realidade. Nem todas as fantasias se prestam para esse propósito. Das relacionadas acima, as relativas a esquilos, sorvete e Napoleão não prometem muito. Porém, os Illuminati poderiam realmente existir, ou os ciganos podem de fato ter raptado o herdeiro do trono de Fnordia… Divirta-se!
Se uma fantasia se tornar realidade, ela não precisará ser eliminada até que os outros jogadores percebam que é verdadeira. Além disso, lembre-se: não se deve dizer ao jogador que seu personagem não é maluco. Uma pessoa pode ter razão e ainda assim ser louca…