Fragilidade
O personagem é suscetível a ferimentos que não se aplicam a seres humanos comuns. Os ataques não o ferem mais que o normal (isso seria Vulnerabilidade, pág. 161), mas uma quantidade suficiente de dano penetrante pode provocar efeitos mais catastróficos do que um atordoamento, inconsciência ou sangramento. Entre as possibilidades se incluem:
Queimável: O corpo do personagem queima mais rápido que a carne. Talvez ele seja muito seco, resinoso ou feito de madeira. Ele deve fazer um teste de HT para não pegar fogo sempre que sofrer um ferimento grave devido a um ataque por queimadura ou explosão. O personagem pega fogo automaticamente se esse ataque causar um ferimento de 10 ou mais pontos de dano. Depois que estiver em chamas, ele sofre 1d-1 ponto de dano por segundo até conseguir apagar o fogo mergulhando na água, rolando no chão (leva 3 segundos), etc. -5 pontos.
Explosivo: O corpo do personagem contém explosivos, gás comprimido ou algo ainda mais instável. Ele explode depois de qualquer tipo de falha crítica em testes de HT desencadeados por um ferimento grave. O mesmo acontece com um fracasso em um teste de HT para evitar a morte com uma margem de fracasso de 3 ou mais. Trate isso como uma explosão por contusão que causa 6d × (PVInicial/10) pontos de dano. A explosão reduz imediatamente o número de PV do personagem a -10×PVInicial, independente do dano que ele causa. -15 pontos.
Inflamável: O corpo do personagem contém alguma substância altamente inflamável: gasolina, gás hidrogênio, etc. Ele deve fazer um teste de HT para não pegar fogo — o que resultaria em efeitos semelhantes ao do Queimável — depois de sofrer um ferimento grave causado por qualquer tipo de ataque. O teste deve ser feito com uma penalidade de -3 no caso de um ataque explosivo ou por queimadura, -3 se atingir órgãos vitais e -6 se ocorrer as duas situações. Depois que o corpo do personagem entrar em combustão, uma falha crítica em qualquer teste de HT para evitar a morte indica que ele explode, como descrito em Explosivo, acima. Um personagem Inflamável também pode ser Queimável. Nesse caso, qualquer ataque explosivo ou por queimadura que cause um ferimento grave ou a perda de 10 ou mais PV faz com que o corpo do personagem se incendeie automaticamente. -10 pontos.
Não-Natural: O personagem pode ser invocado, conjurado ou pode ser um “constructo” criado pelo uso de magia ou alguma ciência exótica (ex.: demônio, golem ou morto-vivo). Ele fracassa automaticamente no teste de HT para sobreviver se seu número de PV for reduzido a -1×PVInicial ou menos, pois essa quantidade de dano já prejudica sua ligação com a força que o anima. -50 pontos.
Quebradiço: O personagem é quebradiço (como uma criatura feita de gelo ou cristal) ou está apodrecendo (como um morto-vivo em deterioração). Sempre que uma lesão incapacita um de seus membros ou extremidades, ele simplesmente se desfaz. Se o personagem obtiver sucesso em um teste de HT, o membro se desprende por inteiro; caso contrário, se esfarela ou liquefaz e não pode ser regenerado. Além disso, se fracassar em qualquer teste de HT para evitar a morte, o personagem é destruído imediatamente — fragmentando-se, derretendo, ou transformando-se em um monte de gosma — e vai a -10×PVInicial. -15 pontos.
Às vezes, faz sentido adotar mais de uma das opções acima em conjunto (em particular, Explosivo e Inflamável). O Mestre deve aprovar qualquer combinação de Fragilidade e Tolerância a Ferimentos (pág. 94), pois essas características são opostas em muitos aspectos.