Fúria
O personagem tende a perder o controle de si mesmo quando submetido a alguma tensão e ataca freneticamente o que quer que acredite ser a causa de seu problema. Se ele também sofre de Irritabilidade, qualquer tipo de tensão pode ativar sua Fúria.
Sempre que sofrer um número de pontos de dano superior a 1/4 dos seus PV em menos de um segundo ou quando presenciar uma punição equivalente sendo causando a um ente querido, o personagem precisa fazer um teste de autocontrole. Um fracasso significa que ele ficou enfurecido. Ele também fica automaticamente enfurecido se fracassar em um teste de autocontrole por causa de sua Irritabilidade! Um personagem com esta desvantagem pode se enfurecer deliberadamente se realizar uma manobra Concentrar e conseguir um sucesso num teste de Vontade.
Enquanto estiver nesse estado, ele fica submetido às seguintes regras:
- Se estiver portando armas de combate corpo a corpo, ele é obrigado a realizar um Ataque Total sempre que houver um oponente ao seu alcance. Se não houver nenhum oponente por perto, o personagem tem que realizar uma manobra Deslocamento para se aproximar o máximo possível do oponente — e se for possível realizar um Avançar e Atacar, ou encerrar o Deslocamento com um encontrão, ele também o fará.
- Se o inimigo estiver a mais de 20 m de distância, o personagem “enfurecido” pode atacar com armas de combate à distância, mas não gastará tempo para mirar no alvo. Se um atirador experiente ficar enfurecido, ele vai disparar tantos tiros quantos puder em cada turno, até descarregar sua arma, contudo, ele não irá recarregá-la, a menos que tenha a perícia Sacar Rápido, que lhe permite fazê-lo “sem pensar” (essa ação não pode levar mais que um segundo). Quando sua arma estiver descarregada, ele atacará com as próprias mãos ou com outra arma.
- O personagem não fica atordoado nem sofre choques e os ferimentos não impõem penalidades sobre seu Deslocamento. Todos os testes para se manter vivo ou consciente são feitos contra HT+4. Enquanto obtiver sucesso, o personagem permanece vivo e atacando desvairadamente até seus PV serem reduzidos a -5×PVInicial. Então, ele cai, morto!
- Quando um personagem enfurecido derrota um oponente, ele pode (se o jogador quiser) fazer outro teste de autocontrole para sair do estado de Fúria. Se fracassar (ou se não fizer a jogada), ele continua enfurecido e ataca o próximo oponente. Qualquer amigo que tentar detê-lo será encarado como inimigo! O personagem “furioso” faz um novo teste para cada adversário derrotado e uma jogada adicional ao vencer o último oponente. Se ainda assim estiver furioso, ele passa a atacar os próprios amigos.
Ao sair do estado de fúria, o personagem é afetado imediatamente por todos os ferimentos sofridos. Ele deve fazer um teste de HT para saber se continua vivo e consciente.
Ampliações Especiais
- Fúria em Combate: O personagem fica enfurecido em qualquer situação de combate, independentemente de ter sido ferido ou não. Para evitar isso, ele precisa obter sucesso em um teste de autocontrole quando iniciar o combate (até mesmo em uma briga de bar ou luta de boxe). +50%.