Maneta (Um Braço)
O personagem tem apenas um braço. Ele é incapaz de usar armas de duas mãos, empunhar duas armas ao mesmo tempo (ou uma arma e um escudo) ou realizar qualquer tarefa que exija dois braços. Ele sofre uma penalidade de -4 nas tarefas que podem ser realizadas com um braço só, mas normalmente exigem ambos (ex.: grande parte dos testes de Escalada e Luta Greco-Romana). O personagem não sofre nenhuma penalidade em ações que exigem apenas um braço — o Mestre tem sempre a palavra final. Quando em dúvida, faça uma rápida verificação de realismo, se possível.
Se originalmente o personagem tinha dois braços, assuma que perdeu o braço esquerdo se for destro, e vice-versa.
Se o personagem é um não-humano que só tem um braço, seu “braço” remanescente não precisa ser um braço — pode ser qualquer membro capaz de manipular objetos com precisão. Por exemplo, um papagaio que utiliza o bico e a língua se qualifica como Maneta (mas não Manuseadores Precários).
Se o personagem tiver próteses desenvolvidas que cancelam sua deficiência, aplique a limitação Mitigador (pág. 113). Se ele conseguir eliminar completamente sua desvantagem por meio de cirurgias ou de um membro substituto extremamente avançado, o jogador terá que devolver os pontos recebidos pela desvantagem.