Maníaco-Depressivo
O humor do personagem oscila como uma gangorra — ele varia entre um entusiasmo borbulhante e um retraimento carrancudo. No início de cada sessão de jogo, o jogador deve jogar um dado. Num resultado entre 1 e 3, ele estará em sua fase eufórica; num resultado entre 4 e 6, ele estará depressivo. O jogador também deve jogar três dados a cada cinco horas de tempo de jogo. Num resultado de 10 ou menos, seu humor estará começando a mudar. Durante a hora seguinte, ele mudará de sua fase atual para o extremo oposto e permanecerá dessa maneira pelo menos durante 5 horas (quando deverá fazer o teste novamente).
Na fase eufórica, ele sofre de Excesso de Confiança (pág. 139) e se torna Viciado em Trabalho (pág. 159). O personagem fica amigável, extrovertido e animado em relação a qualquer coisa que esteja fazendo. Na fase depressiva, ele sofre os efeitos de Depressão Crônica (pág. 131). O personagem não tem interesse em fazer nada a não ser deitar-se na cama, sentar-se num quarto escuro curtindo a fossa, etc. O número efetivo de autocontrole nesses casos é igual à Vontade do personagem.
A mudança de humor também pode ser provocada por uma situação de emergência. Nesse caso, a mudança é imediata. Se o resultado de 3 dados for menor ou igual a 10, ele muda de fase. Isso tanto pode ser bom (uma emergência o conduz direto à ação) como ruim (um problema ativa a depressão e o personagem se torna inútil).