Manutenção
O personagem precisa de uma atenção especializada, em intervalos regulares, para evitar a perda de HT. Alguns exemplos incluem robôs que precisam de um mecânico, uma pessoa com uma doença crônica que precisa de cuidados médicos ou um deus que exige preces de seus devotos.
Decida os tipos de cuidados necessários e a perícia necessária para supri-los. Uma possibilidade é a manutenção elétrica (utilize Conserto de Equipamentos Eletrônicos), manutenção mecânica (Mecânica), cuidados médicos (utilize Medicina) e reparos físicos (utilize Carpintaria, Eletricista, etc.). Em vez disso, é possível especificar uma vantagem ou desvantagem; por exemplo, um deus pode exigir seguidores com Doutrinas Religiosas. É possível dividir Manutenção entre múltiplas perícias; exemplo: um robô pode precisar de Conserto de Equipamentos Eletrônicos e Mecânica.
Os responsáveis pela manutenção do personagem devem ter acesso a instalações adequadas: um mecânico precisa de ferramentas, os devotos devem rezar dentro de um templo, etc. Contudo, nenhum recurso é consumido; para isso, adquira Dependência (pág. 130).
Cada procedimento de manutenção leva uma hora. O valor básico em pontos depende do número de pessoas necessárias para executar o serviço:
Número de Pessoas | Valor em Pontos |
---|---|
1 | -10 |
2 | -20 |
3–5 | -30 |
6–10 | -40 |
11–20 | -50 |
21–50 | -60 |
51–100 | -70 |
Adicione -10 pontos toda vez que o número de pessoas necessárias dobrar; ex.: um deus que precisa de 10.000 seguidores tem uma desvantagem básica de -130 pontos. Se o Mestre aprovar, horas adicionais de manutenção podem substituir a necessidade de mais pessoas.
A frequência com que o personagem precisa de manutenção também modifica o custo básico:
Intervalo de Manutenção | Multiplicador |
---|---|
Mensal | 1/5 |
Quinzenal | 1/3 |
Semanal | 1/2 |
Dias intercalados | 3/4 |
Diário | 1 |
Duas vezes por dia | 2 |
Três a cinco vezes por dia | 3 |
Constante | 5 |
Se o personagem perder um dos períodos de manutenção, sua HT é reduzida em 1 ponto e ele deve fazer um teste de HT. Um fracasso resulta em alguma incapacidade adicional à escolha do Mestre. Uma falha crítica indica um resultado potencialmente fatal; ex.: um ser humano pode sofrer um ataque cardíaco ou os freios de um carro podem não funcionar quando ele estiver em movimento. Para recuperar a HT e as capacidades perdidas, é necessária uma intervenção adequada e testes de habilidade (consertos se o personagem for uma máquina, cirurgia se for um ser humano, etc.). Se ele precisar de uma forma incomum de manutenção, talvez precise tomar medidas exóticas.