Mentalidade de Escravo
O personagem não tem iniciativa e fica completamente confuso e apático sem um “Mestre” para lhe dar ordens. Ele deve fazer um teste de IQ com uma penalidade de -8 antes de realizar qualquer ação que não seja uma ordem direta ou que não seja parte de uma rotina preestabelecida. O personagem também fracassa automaticamente em todos os testes de Vontade para se impor ou para resistir influências sociais, a não ser quando o Mestre decide que é possível obter sucesso. Nesses casos, o teste ainda sofre uma penalidade de -6.
Isso não implica, necessariamente, em pouca IQ ou Vontade. O personagem pode ser inteligente o bastante para obedecer à ordem “Programe o computador para detectar quarks”, mas se estiver faminto e encontrar $10, terá que fazer um teste contra IQ-8 para decidir se vai pegar o dinheiro e comprar comida sem receber uma ordem para isso. Da mesma forma, o personagem pode ter força de vontade o bastante para obter sucesso na maioria das Verificações de Pânico na presença de monstros terríveis, mas, ao mesmo tempo, precisará de um sucesso em um teste de Vontade-6 para resistir às manipulações óbvias de uma pessoa evidentemente desonesta.
Esta desvantagem raramente é apropriada para PdJs e pode ser arbitrariamente proibida pelo Mestre.