Pouca Empatia
O personagem não é capaz de entender nenhum tipo de emoção. Isso não o impede de ter e demonstrar sentimentos (a menos que tenha algo como Circunspecção), seu problema é não conseguir compreendê-los de verdade. Por causa disso, ele tem dificuldade para interagir socialmente.
Ele não pode adquirir a vantagem Empatia e sofre uma penalidade de -3 em todas as perícias que dependem — no todo ou em parte — da compreensão da motivação emocional de uma pessoa, o que inclui Boemia, Comércio, Criminologia, Deslumbrar, Detecção de Mentiras, Diplomacia, Dissimulação, Interrogatório, Lábia, Liderança, Manha, Política, Psicologia, Sex Appeal, Sociologia e Trato Social. O personagem ainda pode ter essas perícias, mas nunca será tão bom nelas quanto uma pessoa que não tem a desvantagem Pouca Empatia.
Esta característica é comum entre androides, demônios, golens, mortos-vivos e alguns alienígenas — e pode ser apropriada a alguns humanos. Ela também é mutuamente excludente com duas desvantagens que, de certa forma, são semelhantes: Insensível e Oblívio. As duas assumem que existe alguma compreensão das emoções, mesmo que equivocada.