Buscar por listagem!

Problemas na Coluna

A coluna do personagem está em más condições — qualquer que seja o motivo. É possível que durante uma atividade física intensa, ele venha a “travar as costas” e sinta uma dor incapacitante ou piore sua lesão. Sempre que fizer um teste de ST, ou quando obtiver um resultado de 17 ou 18 numa jogada de ataque ou defesa durante um combate corpo a corpo, ou ainda num teste com alguma perícia “atlética” (como Acrobacia), será necessário fazer um teste de HT.

Modificadores: Qualquer modificador usado no teste de habilidade da tarefa que desencadeou o teste de HT. No caso de uma atividade prolongada que permite um maior planejamento, é possível minimizar a pressão sobre a coluna; nesses casos, um sucesso num teste de IQ-2 ou Fisiologia+4 concede um bônus de +2 no teste de HT.

Se fracassar, a coluna do personagem fica travada. As consequências disso dependem da gravidade do caso:

Suave: O personagem sofre uma penalidade de -3 até conseguir descansar ou até receber ajuda; um sucesso num teste de Primeiros Socorros-2 restaura a coluna. A IQ do personagem também sofre uma penalidade de -3, mas só durante o próximo segundo (no caso de um combate, isso significa o próximo turno). No caso de uma falha crítica, a DX também sofre uma penalidade de -5 e o personagem precisa de um sucesso num teste de Vontade para conseguir realizar qualquer ação física. -15 pontos.

Grave: O teste de HT sofre uma penalidade de -2. No caso de um fracasso, a DX e a IQ sofrem uma penalidade de -4, até o personagem conseguir descansar ou receber ajuda; antes disso, ele fica em profunda agonia. Numa falha crítica, ele sofre 1d-3 pontos de dano, sua DX sofre uma penalidade de -6 e a IQ, uma penalidade de -4. -25 pontos.

A Hipoalgia (pág. 63) reduz pela metade as penalidades sobre DX e IQ (ignore as frações), mas não as anula completamente.

Esfregue a regra na cara do seu amigo